Quanta bobagem minha! Sim, o preparo pode dar um pouquinho de trabalho... afinal não é tão simples quanto comprar um queijo pronto ou uma caixa de leite no supermercado, mas o resultado é gratificante! É muito mais gostoso tomar um leite de coco natural, além de ser muito mais saudável para o seu corpo!
E foi assim que resolvi testar na minha cozinha o queijo cremoso de amêndoas. Essa receita eu aprendi durante um curso de Alimentação Natural que participei com o Flávio Passos, do site PuraVida. Como eu disse, dá um pouquinho de trabalho, pois precisa de um tempo maior de preparo, mas é super simples de fazer! E fica super saboroso! Eu temperei com salsinha fresca, mas você pode utilizar ervas e outros temperos de sua preferência.
Queijo cremoso de amêndoas com salsinha
Ingredientes
- 150 gramas de amêndoas (opcional: sem pele)
- 500 ml de água filtrada
- 4 colheres de sopa de soro de kefir
(outras opções no final da receita em observações) - 200 ml de água filtrada morna
- 20 ml de azeite de oliva extra-virgem
- gotas de suco de limão
- salsinha fresca bem picada a gosto
- sal rosa a gosto
Modo de preparo
- Coloque as amêndoas de molho em 500 ml de água filtrada com 2 colheres de sopa de soro de kefir (leia as observações). Cubra o pote com uma toalha ou um pedaço de voal/tule e deixe descansando por 12 horas.
- Após esse tempo, lave as amêndoas em água filtrada e escorra. Nesse momento, se você estiver usando a amêndoa com a casca, pode descasca-la. É bem fácil, já que ela ficou de molho. Mas isso é opcional, apenas vai deixar seu queijo mais branquinho, como na foto.
- Coloque as amêndoas no liquidificador e cubra elas com a água morna. Bata bem até formar um creme bem homogêneo.
- Retire do liquidificador e transfira para um novo pote, misturando mais 2 colheres de sopa de soro de kefir (leia novamente as observações caso não tenha o kefir em casa), cubra com o pano e deixe novamente descansando entre 10 e 14 horas para ocorrer a fermentação.
- Ocorrida a fermentação do queijo, tempere com azeite, limão, sal e salsinha.
- Guarde em geladeira em pote fechado por até 7 dias ou no congelador por 3 meses.
Observações
- Deixar a amêndoa de molho em meio ácido é um processo conhecido como "demolhagem" que elimina os anti-nutrientes e potencializa as suas propriedades funcionais. Caso você não tenha soro de kefir em sua casa, pode utilizar algumas gotas de limão com um pouquinho de vinagre.
- Outras opções de agentes para fermentação: probióticos em pó ou fermento lácteo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário