01/04/2015

O PLANO e as minhas experiências na alimentação

Minha história com a alimentação é bem diversificada. Já passei por vários tipos de "dietas" e "reeducações alimentares" para tentar perder peso e encontrar algo que me deixasse bem em todos os sentidos. Não foi um caminho fácil, pois sempre tinha algo que me incomodava e me deixava insatisfeita.

Ano passado eu mergulhei de cabeça na alimentação "Paleo/LowCarb", depois de ter perdido peso com uma reeducação alimentar. Estudei bastante, e todos os conceitos para mim eram perfeitos... mas na prática sentia que estava faltando alguma coisa, precisava me encontrar dentro desse tipo de dieta e aproveitar melhor os benefícios dessa proposta.

Foi então que, no começo desse ano, depois de vários momentos de reflexãos sobre a "Paleo", eu optei por eliminar os rótulos da minha alimentação, e não só dos alimentos, como já estava fazendo. Comecei a ler um pouco mais sobre outras áreas da nutrição – como a alimentação ayurvédica, nutrição holística, alimentos funcionais, comida viva – e passei a selecionar alguns conceitos para colocar em prática, sempre dando preferência à comida de verdade.

E como a cabeça mais aberta, um dia entrei numa livraria e me deparei com o seguinte livro: O Plano - Elimine os alimentos "saudáveis" que surpreendentemente engordam - e perca peso rápido. Li algumas páginas, adorei e comprei! E o resultado, depois de ler e seguir a proposta da autora: essa leitura era a peça que estava faltando no quebra-cabeça da minha vida alimentar.


O Plano


O livro é escrito pela americana Lyn-Genet Recitas, uma especialista em nutrição e medicina holística. Ela explica, de uma forma super fácil de entender, porque a gente engorda e fica doente e como podemos reverter esse quadro através da alimentação. Até aí, nenhuma novidade, né?

Mas o que mais me encantou é que a proposta do livro é tratar individualmente a alimentação de cada um: o alimento que pode funcionar para mim, pode não ser bom para você! E que, os alimentos que são reverenciados em planos alimentares, podem ser saudáveis sim, se consideramos eles isoladamente, mas quando combinamos com a química corporal, que é única em cada pessoa, eles podem causar reações tóxicas com várias consequências.

E como testar isso?! A Lyn-Genet propõe um plano alimentar de 20 dias, no qual você testa, em dias alternados, alguns alimentos, dos menos para os mais reativos. Dessa forma, dá para descobrir o que funciona ou não para o SEU corpo!


Meus resultados com O Plano


Encarei os 20 dias... e foi a melhor experiência que já tive com comida!
Não é tão simples de seguir, exige alguns preparos, cuidados e muita dedicação, mas vale a pena! Além de ter perdido 6% do meu peso, de maneira saudável, eu finalmente aprendi a conhecer como meu corpo funciona.

É uma proposta deliciosa e surpreendente mesmo: eu emagreci comendo muito, muito mesmo, tive até que reduzir o tamanho de algumas porções! As receitas são fáceis, com muita comida de verdade - inclusive as gorduras do bem - e muito saborosas. Ah, e o melhor, uma taça de vinho tinto e chocolate amargo (até 60% porque mais, é saudável, mas pode causar refluxos em pessoas que tem problemas de estômago por ser muito ácido), são liberados a partir do 4º dia e não te fazem mal, pelo contrário, dá pra emagrecer assim!



"Além dos benefícios físicos, o vinho é uma grande alegria e a felicidade neutraliza a inflamação. É sério, não estou brincando. Toda a filosofia do Plano é que é possível emagrecer de modo agradável"


No meu caso, tive problemas com a rúcula não orgânica! Sim, a rúcula causou reações estranhas no meu corpo, e não o chocolate que comi! Ainda não descobri se é a verdura em sim ou se são os agrotóxicos que causaram isso... esse vai ser um outro teste! Mas, isso não é demais?! Jamais colocaria a culpa na minha salada de rúcula....

Ah, e também fiz as pazes com alimentos que já não comia há tempos por serem ricos em carboidratos, como arroz, grão de bico e beterraba.

Descobri também que quando meu intestino não está funcionando muito bem, tenho oscilações de humor terríveis... cheguei até a pensar que estava de TPM.

E o plano não acaba em 20 dias. A ideia é que você continue ele sozinho, e conhecendo quais são as comidas que vocês pode comer de forma tranquila - os seus alimentos amigáveis - e, ela te ensina também, como lidar com os seus alimentos reativos.

Publiquei algumas dicas durante esse dias no meu perfil do Instragram (@alemdasdietas) usando a #lyngenettheplan ;)


Outras considerações sobre o livro

Algumas das minhas refeições durante os 20 dias do Plano
Você se interessou e ficou com vontade de ler o livro?! Tem todo meu apoio!! É fantástico!
Mas acho interessante colocar algumas observações referentes a tradução.

Primeiro em relação aos produtos que a tradutora coloca em suas notas como marcas equivalentes. A autora tem muito cuidado com os alimentos que ela indica, e infelizmente esses produtos são americanos e não encontramos com facilidade aqui no Brasil. Isso é muito triste, porque lá fora tem muita coisa boa!

Por exemplo, um biscoito de centeio nos EUA é completamente diferente dos que encontramos aqui. Lá é centeio puro, aqui é um mix de farinhas com uma pequena quantidade de centeio.

Da mesma forma que, o cereal de arroz orgânico sem glúten indicado, é completamente diferente do Nesfit que temos aqui no Brasil. É só pesquisar as marcas originais na internet que a Lyn-Genet e dar uma lida nos ingredientes e comparar com o que a tradutora coloca como equivalente. Leia sempre os rótulos!
 
Outra falha que notei, é sobre a tradução do creme de leite! Afinal o creme de leite light consumido pelos americanos é bem diferente do nosso. Lá, o "light cream" é um creme de leite que tem entre 18% e 30% de gordura, o que seria mais equivalente ao nosso creme de leite fresco e não ao nosso creme de leite light sem gorduras.
 
Também ficou faltando explicar melhor como que é feito o cálculo de água! A conta que a autora explica são com as medidas americanas: o peso em libras e a quantidade de água em onças. Use um conversor de medidas na internet para chegar no resultado correto!
 

Minha atual alimentação
 
Então é isso! Depois da leitura desse livro, eu removi totalmente os rótulos da minha alimentação. Prefiro dizer que eu sigo uma alimentação natural, com muita comida de verdade, que me faz bem! Pretendo continuar seguindo o que aprendi com O Plano. Daqui pra frente, estarei em fase de testes, criando uma relação dos alimentos que são amigáveis para o meu corpo!
 
Continuo me alimentando com gorduras do bem! Evito ao máximo gorduras trans, hidrogenadas, margarinas, óleos vegetais inflamatórias (óleo de soja, canola, milho, etc). Vou me manter sem glúten, pois além de ter algumas reações que ainda preciso testar novamente, sei o mal que ele faz no nosso corpo. Coisas que a "Paleo" me ensinou  e que vou levar pro resto da minha vida!
 
Perdi o medo de comer carboidratos e, nem me passa pela cabeça, voltar a quantificar a quantidade que estou ingerindo por dia. Me livrei disso! Da mesma forma que não quero saber e nem faço ideia de quantas calorias eu consumo. Sei que não é isso que engorda! Na verdade o que me engordava era o stress de ter essa preocupação.
 
Acho que é isso! Agora é continuar vivendo, aprendendo e testando!
 

10 comentários :

  1. Oi Larissa, tudo jóia?

    Assim como você, comprei o livro da Lyn genet e gostei muito. Vou tentar seguir este plano de 20 dias, mas gostaria de tirar umas dúvidas com você (se não te atrapalhar).

    1) Assim como tu, vi que tem vários erros nas notas do tradutor (tanto dos produtos como das quantidades). Sobre aquela granola que tem que comer todas as manhãs. Tu fez a tua própria ou achou alguma equivalente para comprar aqui no Brasil?

    2) Foi muito difícil aplicar o plano nos 20 dias?

    3) Se tiver alguma dica sobre equivalentes das recomendações do livro me avise.

    um abraço e parabéns pelo blog!

    Maurício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maurício!!!!

      Fiquei de feliz de conhecer alguém que está afim de seguir os 20 dias!! :)

      Respondendo as suas perguntas:

      1) Eu fiz em casa a granola de linhaça! É bem fácil de fazer... e dura uma semana na geladeira! Mas, você simplesmente pode deixar a linhaça de molho no leite de coco da noite pro dia na geladeira, e misturar a fruta fresca (maçã ou pêra) na hora de consumir!

      2) Foi bem tranquilo! Dá um pouco de trabalho na cozinha seguir o cardápio na primeira semana.. mas nada exagerado! As receitas são uma delícia...

      3) Sobre o suplemento para o fígado, eu optei pelo chá de dente de leão, pois não gostei do suplemento indicado pela tradutora. Há alguns dias comecei a tomar em cápsulas: achei no site Biovea, Dandelion. Comprei mais pela praticidade... mas eu fazia o chá e deixava um litro pronto na geladeira pra semana.

      - Limão: eu fiz uso do limão normal, nada de siciliano, pq aqui no Brasil ainda é mais caro.

      - Probióticos, eu também troquei, usei um simbiótico que um médico me indicou uma vez: lactofos da invictus.

      Se tiver mais alguma dúvida, ou quiser trocar mais informações, me mande um e-mail: alemdasdietas@gmail.com

      Fica mais fácil da gente conversar!!

      Abraços,
      Larissa

      Excluir
  2. Oi Larissa, tudo bem?
    Comprei o livro e estou me preparando para começar os 20dias.
    No livro ela diz para dividir o seu peso por 2, e seria a quantidade de água, não é isso?
    Não li todo ainda, estou estudando os 4 primeiros dias. Pretendo começar dia 1/5.
    O leite de coco ela diz q pode substituir por leite sem lactose, vc usou qual?

    vou tirar varias duvidas com você!

    abraços
    Lucélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucélia!!!!

      Leia com muito carinho o livro todo antes de começar os 20 dias e planeje de modo que nada possa te atrapalhar! ;) Mas não se preocupe em seguir 100% o que ela propõe...

      Quanto ao cálculo do peso, o que está no livro é a divisão do peso por dois mesmo! Porém essa conta deve ser feita nas medidas americanas... então, primeiro transforme seu peso atual de kg para libras. Depois divida por dois e você terá a quantidade de água em onças (oz). E aí, você converte oz para ml!

      Dica: use conversores na internet - http://www.metric-conversions.org/

      E quanto ao leite, eu optei por fazer o leite de coco caseiro... ;)

      Espero ter ajudado!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Larissa, que legal ver esse seu relato!
    Eu tenho a mesma sensação que você.. aderi a paleo mas sinto que falta alguma coisa...
    Não duvido dos benefícios da "comida de verdade" mas confesso que desde que mudei minha alimentação (teoricamente pra melhor, abrindo mão dos pães, bolos, doces e comendo comida de verdade sem medo da gordura) me sinto mais inchada e aumentei um pouco as medidas.. ja reduzi carboidratos, ja aumentei carboidratos, ja aumentei gorduras, reduzi gorduras e até agora não me encontrei...
    Não queria seguir uma dieta, contar calorias ou carbos.. acho que o ideal é isso mesmo, a gente encontrar o que funciona melhor pro nosso organismo, né?
    Eu estou lendo esse livro da Lyn e achei bem interessante o que ela propõe (embora me pareça um pouco trabalhoso, até porque eu sou péssima na cozinha..rs).
    Quero fazer esses testes dos 20 dias pra quem sabe ao menos descobrir um pouco mais sobre como meu corpo funciona, assim como você descobriu.
    Mas tem algumas coisas que não gosto muito, como homus, centeio.. sera que se não utilizar esses ingredientes vai atrapalhar meus testes?
    Também não sou muito fã de manteiga de amendoas.. prefiro a tradicional.. você seguiu tudo a risca?
    Enfim.. adorei seu post!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!!
      Tenho certeza que você vai amar os resultados do "plano"... pq nesses 20 dias você vai aprender a não se preocupar com calorias e carboidratos! É libertador! E na cozinha, acho que exige mais planejamento, do que habilidades no fogão! rs

      Olha... eu não segui o que ela passou 100%, mas procurei fazer substituições coerentes. Na dúvida, é melhor você cortar o alimento e não usar nada além do que ela sugere... pq é importante você identificar quais são os seus alimentos amigáveis.

      Olha... no caso do centeio, eu optei por fazer o teste com flocos de centeio, já que não encontrei nenhum biscoito adequado. Mas só consumi no dia, anotei as reações e cortei dos demais dias.... Mas se você quiser, pode substituir por biscoitos de arroz! Pelo que entendi, o biscoito com a manteiga, é a sobremesa do almoço...

      A receita de homus que ela passa no livro é maravilhosa.... experimente, ou coma grão de bico somente cozido!

      E sobre a manteiga de amêndoas, eu troquei pelo queijo cremoso que fiz: http://alemdasdietas.blogspot.com.br/2015/03/queijo-cremoso-de-amendoas.html

      Se tiver mais alguma dúvida.. me escreva!!

      Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
  4. Olá, Larissa, é um prazer estar compartilhando as dicas com você.
    Como tenho problema de tireoide, tenho um capítulo só para casos como o meu.
    A dificuldade de encontrar algumas coisas, ou gosto pessoal faz com que acabemos dando uma adaptada no livro. Optei pelo leite de arroz fiz em casa, pobre em grodura, mas rico em Vitamina D (tem várias receitas na internet).
    O leite de coco, optei para só consumi-lo no molho picante da receita.
    A dica do limão comum é fantástica, o siciliano é caro. Cabe aqui a questão dos queijos. Qual você usou
    Não soube o que fazer com o mirtilo do café da manhã (aqui no Rio foi impossível de encontrar), então simplesmente eliminei, pois a granola já tem frutas suficientes.
    Algumas combinações são pra lá de exóticas (caso da couve com o shitake, servida com o molho picante de leite de coco), mas no fim acho que o resultado vale a pena.
    A sopa é uma delícia, mesmo sem sal. Utilizei nela a indicação do livro "Tempero da Vida", comprado direto com o fabricante.
    Beijos e boa sorte na dieta.
    Joseane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joseane!

      Fico feliz com essa troca de experiências!

      Realmente, e infelizmente, algumas coisas são difíceis e não muito acessíveis aqui no Brasil, por isso é necessário adaptações, que se coerentes, acredito não atrapalar em nada O Plano!

      Parabéns por ter escolhido a opção do leite de arroz caseiro!! É muito mais saudável do que os comprados no mercado!!

      Qto ao mirtilo, deixe de lado sem problemas, afinal nem é uma fruta brasileira!

      Ah.. O queijo eu confesso que comprei o de cabra mesmo, porque fiquei com vontade de experimentar! Ele é delicioso, não tive reações, mas é muito caro e não é tão fácil de achar... Minha dica: experimente o queijo parmesão no lugar do de cabra!

      E quanto as receitas, eu adorei as combinações exóticas que ela faz! Adoro essa mistura de temperos!!

      É isso ai!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Beijos

      Excluir
  5. Depois de ler este Post mandei vir o livro pela a Amazon. Tenho feito muitas dietas e a minha relação com os alimentos tem mudado imenso. Acho que vai ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!!!
      Espero que você adore o livro, assim como eu! Depois você me conta, tá?

      Ah, vi que vc tbm é bem ligado em alimentação saudável... mais tarde vou dar uma lida no seu blog!!

      Abraços e boa leitura!!!

      Excluir