25/04/2015

Suco verde selvagem

Bem diferente dos sucos verdes que eu costumava fazer em casa, o suco verde selvagem tem mais poder de nutrição e desintoxicação para o nosso corpo, pelos seus ingredientes ricos em vida e pelo modo de preparo.

E quem me ensinou sobre ele, seus ingredientes e seu preparo foi a querida Conceição Trucom do Doce Limão. Vou tentar resumir aqui tudo que ela me passou... mas se você tiver interesse em se aprofundar no assunto, o que vale muito a pena, assista o Vídeo Oficina Suco Verde Selvagem que ela disponibiliza no site Doce Limão.

O ideal é você tomar esse preparo, todos os dias, assim que fizer no período da manhã. Eu tomo ele 30 minutos depois que acordo e tomo meu limão.

Fermentado

Como é um suco vivo, você tem que consumir ele todo na hora. Mas aprendi com a Conceição, uma maneira de fazer várias porções para tomar durante o dia, pois não é legal para o seu corpo tomar muito líquido de uma vez.

Para isso é só acrescentar 30% de Rejuvelac (pode ser Kefir de Água) no preparo e encher potinhos de vidro até transbordarem, fechar bem e guardar em geladeira. É importante encher o pote até o seu limite máximo, evitando dessa forma que ocorra oxidação do seu suco, e quando for consumir tomar todo o conteúdo.

Ingrediente selvagem

Esse suco é chamado de selvagem porque um dos ingredientes dele são as "Plantas Alimentícias Não Convencionais", mais conhecidas como PANCs. Nada mais são do que aquelas plantas que conhecemos como matos e ervas daninhas que estão a nossa volta, como, por exemplo: trapoeraba, cavalinha, carururu, dente de leão, taioba, malva... e até mesmo manjericão, hortelã, erva doce. Tem muito mais, pesquisem mais sobre elas e encontre a que tem ofertada na sua região! Elas são riquíssimas para a nossa saúde!

Sementes germinadas

Outro ingrediente importante, e que também não faz parte do suco verde tradicional, são as sementes e grãos germinados. Na prática com a Conceição, usamos a semente de girassol com casca, mas em casa eu fiz com a semente de linhaça hidratada por 8 horas, enquanto minha semente não germina.

Além das germinadas, você também pode usar os brotos de sementes e grão. Já experimentei com o broto do trigo.

Panela furada

Para fazer esse suco em casa você vai precisar de um liquidificador e também de uma "panela furada 2", que nada mais é do que um tecido com poros um pouco maior do que um tecido de voil ou organza. É importante ter essa panela para coar com as mãos o suco, depois de batido no liquidificador, para reduzir as fibras e facilitar a desintoxicação.

Receita básica

Não tem uma receitinha certa para você seguir, tem que seguir aquilo que você tem em casa, de acordo com essas orientações:

  • 1 a 3 frutas: de preferência maçã ou pêra + abacaxi, caqui, manga (maduros)
  • Suco de 1 limão fresco
  • 2 a 4 variedade de folhas, contando com PANCs, brotos e folhas convencionais
  • 1 raiz com pouco amido: inhame, cenoura, beterraba, mandioquinha, nabo, rabanete
  • 1 semente germinada: girassol (com ou sem casca), linhaça, alpiste, painço
  • 1 socador natural para o liquidificador: pepino, abobrinha, um talo de erva doce
  • 1 legume (opcional): chuchu, abobrinha, abóbora

Lembrando: todos os ingredientes do suco devem ser crus e você pode abusar das folhas, nada de colocar só um galinho de manjericão, por exemplo! Coloque uma mão de cada tipo de folha!

E, importante, não ultrapasse a quantidade indicada de cada ingrendiente, não faça misturas além do que está descrito acima! Mas procure variar nos ingredientes a cada semana!

Dicas de preparo

O ideal para quem não tem um liquidificador potente é preparar o suco em duas batidas, ou seja, primeiro bater as frutas e coar na panela furada, apertando com as mãos. 

Depois voltar um parte do liquido coada para o liquidificador e bater as folhas e raizes e por último a semente germinada de girassol. E coar novamente!

Quando utilizei a linhaça, mudei um pouco a ordem desse preparo e bati ela primeiro com um pouco do suco de limão, e depois de bem triturada, acrescentei as frutas, coei e segui o preparo acima.

E, como em casa eu tenho feito de noite para tomar no dia seguinte, estou preparando o suco fermentado com o Rejuvelac. Então utilizo esse líquido na primeira batida com as frutas.

Dúvidas

Espero ter conseguido ser clara nas explicações... tentei transmitir tudo que aprendi pessoalmente com a Conceição, mas caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de assistir o Video Oficina Suco Verde Selvagem. Vale muito!! É uma aula bem profunda sobre tudo isso que tentei resumir aqui.

Sei que parece um pouco complicado preparar esse suco, mas tente! Mude alguns hábitos na sua vida, incorpore alguns desses ingredientes, que citei nesse texto, na sua alimentação. Você só tem a ganhar com tudo isso! Esse suco é vida, é luz, é muita saúde! 




Nenhum comentário :

Postar um comentário