25/08/2014

Peito de frango com estragão, mostarda e abobrinhas

Na semana passada fui à uma livraria e, na busca por um livro sobre dicas de culinária e gastronomia, uma edição me chamou muito a atenção: "Como cozinhar sem receitas" do Glyn Christian (Ed. Gutenberg).

Comprei e comecei a ler no mesmo dia, pois adorei a proposta do autor de criar pratos sem parecer um robô na cozinha, seguindo a risca cada ingrediente e modo de preparo de uma receita. Afinal, pra mim cozinhar tem sido uma terapia, indo muito além da minha preocupação de comer saudável. E aproveitei esse último final de semana para já colocar em prática algumas dicas que li no livro.

A mensagem que eu quero passar pra vocês com a indicação desse livro é a seguinte: torne o preparo da sua alimentação um verdadeiro prazer! Cozinhar e preparar refeições saudáveis não tem mistérios e segredos e é uma forma de você cuidar de você e de quem você ama!

Vá atrás de receitas, mas use elas como base, como inspiração, como aprendizado e não como um roteiro. Experimente! Substitua os ingredientes, utilize o que você tem disponível na geladeira e no armário, não se prenda! Crie!

Se na receita diz para você usar peito de frango, mas você tem sobrecoxa em casa, arrisque fazer com elas! Se está escrito para utilizar azeite para marinar, mas você não gosta... troque, usei manteiga! Ah, e também não se prenda nas medidas e quantidades! Cada um tem um gosto, tem um paladar!

E foi isso que fiz com essa receita de frango. Segui a dica do autor da combinação de frango com estragão e fui atrás de uma receita com esses ingredientes. Achei, mas não segui o roteiro: utilizei os  ingredientes que tinha disponível em casa, não me preocupei em medir as quantidades de maneira exata, substitui o que não tinha ou não queria usar e inventei outra maneira de reutilizar o molho.

Fique a vontade para usar essa receita como inspiração para criar a sua própria! ;)

Peito de frango com estragão, mostarda e abobrinhas

    Ingredientes
  • 4 filés de peito de frango
  • 3 colheres de sopa de estragão fresco picados
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de mostarda dijon
  • suco de 1/2 limão
  • sal a gosto
  • 2 abobrinhas italianas pequenas picadas em cubos
  • 1 tomate sem sementes picado em cubos
   
    Modo de preparo
  1. Separe os peitos de frango e com uma faca faça talhos profundos dos dois lados. Reserve.
  2. Num recipiente misture, com auxílio de um garfo, o estragão, o azeite, a mostarda, o limão e o sal. 
  3. Coloque os filé de frango nessa mistura e espalhe nos dois lados. Deixe os frangos marinando nesse recipiente por uma hora em temperatura ambiente.
  4. Após esse tempo, aqueça um pouco de azeite numa frigideira e coloque os filés para grelhar até ficar dourado dos dois lados. Retire da frigideira e reserve (se quiser deixe dentro do forno pré-aquecido a 180 graus para mante-los aquecidos)
  5. Na mesma frigideira, sem lavar, acrescente o molho do marinado que sobrou no recipiente e adicione o tomate e a abobrinha. Misture bem e deixe cozinhar por uns 5 minutos.
  6. Retire do fogo e sirva os legumes junto com os filés grelhados.

2 comentários :

  1. Hummm... deu água na boca. Suas receitas estão arrasando e eu posso dizer com certeza, pois além de ter o privilégio de experimentar algumas, ainda sinto o aroma da maioria!!! Parabéns, garota.
    Bjbj - Edith

    ResponderExcluir
  2. Você indicou meu Blog ao lado! Obrigado! :)

    Teco mendes sendopaleo.com

    ResponderExcluir