24/07/2015

Mingau de linhaça com leite de coco

Fiz um post sobre linhaça no Instagram e no Facebook do Além das Dietas, mas como é um assunto bem importante achei interessante escrever sobre isso aqui também, principalmente porque vejo que muitas pessoas tem dúvidas sobre o consumo da linhaça!

Já falei sobre isso algumas vezes em posts nas redes sociais, mas o assunto voltou de novo, por causa do plano alimentar que voltei a seguir descrito no livro "O Plano".

No livro, a autora indica como refeição matinal uma granola de linhaça, cujo o preparo envolve hidratação da semente com canela, noz moscada e cravo e depois a desidratação no forno. Fiz a receita na primeira vez que segui O Plano, e fica realmente uma delícia, porém algo me deixou intrigada, pois eu sabia que nosso organismo não tem a capacidade de digerir a semente de linhaça inteira.

Confirmei isso com a Conceição Trucom, uma especialista em alimentação natural e desintoxicante e autora, inclusive, de um livro só sobre a linhaça. E ela me ensinou a melhor maneira de consumir essa semente: crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do consumo.

Por esse motivo, substitui a granola de linhaça pelo mingau de linhaça nessa minha segunda experiência com o plano alimentar do livro.

Outras dicas interessantes sobre a linhaça, que acho importante todos saberem: aos adultos é indicado o consumo de 40g/dia de linhaça (2 colheres de sopa) e tomem cuidado com a farinha de linhaça comercializada. A linhaça moída oxida muito rápido, então ao compra-la dessa forma, é bem provável que o grau de oxidação já esteja elevado, e isso pode causar problemas desagradáveis no nosso organismos, como gases, diarreia e enxaquecas. Então, se você precisa usar farinha de linhaça em alguma receita, deixe para triturar a semente na hora!

Essas informações eu aprendi pessoalmente com a Conceição, mas estão todas disponíveis nos artigos do site Doce Limão, como por exemplo: Perguntas sobre Linhaça I. Eu super recomendo essa leitura para você entender todos os benefícios e indicações da linhaça, além de outras dicas importantes!

Voltando ao "O Plano", uma das opções do cardápio matinal é composto pela granola, frutas e leite de coco. Como já disse que substitui a granola pelo mingau, achei interessante incorporar o leite de coco (que faço em casa) no preparo. O resultado é maravilhoso! E acrescentei o limão no preparo, porque além dos benefícios dessa fruta, ele ajuda a prevenir a oxidação.

Mingau de linhaça com leite de coco


Ingredientes
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça (40g)
  • 10 colheres de sopa de água filtrada
  • suco fresco de 1 limão
  • 150 ml de leite de coco
  • canela em pó, cravo em pó e noz moscada a gosto
  • maçã ou pera cortadas em cubinhos

Modo de preparo
  1.  Coloque a semente de linhaça num vidro limpo e complete com a água filtrada. Deixe ela hidratando por 8 horas. (Dica: faça isso antes de ir dormir para estar pronto na manhã seguinte).
  2. Após as 8 horas de hidratação, transfira todo o conteúdo do vidro para um liquidificador (pode usar o mixer direto no vidro também, eu faço isso), adicione o suco de limão e processe a linhaça até ela estar toda aberta. Você vai ver que altera a cor, e surge uma espécie de gel. Se sentir dificuldades, pois a linhaça fica um pouco escorregadia com água, faça esse processo devagar, acrescentando o suco de limão aos poucos.
  3. Quando notar que a linhaça está totalmente aberta, acrescente o leite de coco, a canela em pó, o cravo em pó e a noz moscada, e bata novamente para misturar tudo!
  4. Sirva com as frutas picadas por cima. Ou se preferir, acrescente as frutas no liquidificador e processe até criar um creme homogêneo.

Dicas
  • Como durante a semana eu faço a minha refeição matinal no trabalho, eu preparo o mingau direto no vidro que deixei a linhaça hidratando, com ajuda do mixer. Gosto de fazer isso antes de sair de casa, mas quando sei que vou acordar muito cedo, preparo na noite anterior. Só preciso planejar antes, para dar tempo da semente hidratar por 8 horas. Já as frutas, eu higienizo em casa, e quando chego no trabalho corto elas e acrescento no meu potinho de vidro (como na foto).
  • As sementes de linhaça dourada e marrom possuem pequenas diferenças. A dourada tem um sabor um pouco mais suave, indicada para preparos doces. O que eu gosto de fazer é misturar as duas para preparar minhas receitas. Então no mingau eu coloco 20g de linhaça marrom com 20g de linhaça dourada. Mas é apenas um "frescurinha" minha. Use a variedade que for mais fácil de encontrar na sua cidade!

Nenhum comentário :

Postar um comentário