29/07/2015

Para os dogs: Desinfetante natural de limão

Sophia bebê
Antes de começar a escrever sobre o assunto, gostaria de explicar que fiz esse texto pensando nos bichos de estimação, mas é uma dica que vale para todo mundo, até mesmo para quem não tem cão e gato em casa!

Desde que a Sophia chegou em casa, notamos que ela tinha alergia a produtos de limpeza. Isso foi confirmado pela veterinária dela na época, pois quando limpávamos o chão do apartamento, ela ficava toda vermelha e cheia de bolinhas. Tivemos que dar um tempo nos produtos de limpeza que estávamos acostumados a usar, e passamos a limpar o chão com aqueles desinfetantes de uso veterinário.

Soluções naturais

Mas tudo mudou quando passamos na primeira consulta com a veterinária holística Drª Carmen Cocca, do Bicho Integral. A mudança em casa não seria somente na alimentação da Sophia, teríamos que eliminar todos os produtos de limpeza da casa, principalmente do chão, que não fossem naturais. E isso incluía também os desinfetantes de uso veterinário. Ou seja, para controlar qualquer tipo de alergia da Sophia, e ajudar no seu tratamento, não poderíamos usar nenhum produto químico na limpeza de casa!

Confesso que isso foi um choque! Como iria manter minha casa limpa?!
A veterinária indicou algumas soluções caseiras de produtos de limpeza com o uso de vinagre e de bicarbonato de sódio, e me garantiu, que a casa ficaria limpa e sem cheiro de vinagre.

E também pediu para não usar amaciante nas roupas que a Sophia tivesse contato. Então para lavar as roupinhas e cobertores dela, a veterinária indicou usar o vinagre no lugar do amaciante. É um pouco estranho, mas já fiz essa substituição, inclusive para lavar as minhas roupas de cama e banho, e realmente a roupa fica macia e sem nenhum cheiro de vinagre.

Desinfetante natural de limão

Minha produção de desinfetante:
prontos para uso (garrafas pela metade) e
em processo de fermentação (garrafas cheias)
Já estava limpando a chão da casa com vinagre e bicarbonato, mas uma colega que trabalha comigo no Espaço Doce Limão, me ensinou a preparar algo que achei muito mais agradável: o desinfetante natural de limão.

Mas antes de usarmos essa solução em casa, mandei um e-mail para a veterinária perguntando se não teria problema. E, a Drª Carmen, não só aprovou o uso, como adorou a solução do desinfetante natural de limão!

E claro que eu também amei! Porque é bem mais gostoso limpar a casa com esse desinfetante, pois ele deixa um cheirinho de limão maravilhoso, além é claro de ser sustentável, porque você utiliza as carcaças de limões que jogaria no lixo.

Um pouco sobre o limão

A acidez natural do limão oferece grandes propriedades antibacterianas para a limpeza doméstica. Sua casca, além de ter forte atividade bactericida, também atua como fungicida. Por esses motivos ele é um desinfetante bem eficaz, natural e que não vai causar alergias nos nossos bichinhos!

Como preparar o desinfetante de limão

A receita desse desinfetante é do blog Panelas de Capim. Quem quiser pode dar uma olhada no texto original: Por que fazer produtos de limpeza é uma boa?

Mas vou escrever para vocês o passo a passo aqui:
  1. Guarde as cascas (carcaças) de limão que utilizou na culinária em um recipiente com água tampado. Quanto mais carcaças tiver, maior o rendimento.
  2. Após juntar diversas cascas, por no máximo 3 dias, bata bem o conteúdo do recipiente (carcaças e água) no liquidificador. Para facilitar, corte as carcaças em pedaços menores, e se achar necessário coloque um pouco mais de água para bater.
  3. Coe o líquido num pedaço de voal (pode ser a panela furada 1) e esprema bem.
  4. Transfira o líquido coado para uma garrafa, tampe e deixe esse conteúdo reservado por 8 horas, para ocorrer a fermentação natural.
  5. Após esse período adicione 2 dedos de álcool na garrafa e agite para misturar. A função do álcool é evitar a oxidação do limão.
  6. Guarde a garrafa fechada e use como achar melhor. Você pode diluir um pouco na água e molhar o pano com essa mistura, ou passar direto no local que precisa limpar.

Observações:
  • Para preparar o desinfetante, você pode usar qualquer tipo de limão. Eu já fiz com o tahiti e com o limão cravo. O que muda é a coloração do seu desinfetante.
  • Sobre o vinagre, existem algumas questões sobre o ácido acético ser benéfico ou não para o nosso organismo. Após algumas conversas sobre isso com a Conceição Trucom, decidi deixar um pouco de lado o uso do vinagre, estou usando somente para lavar roupas.
    Mas como não sou nenhuma especialista no assunto, não pretendo entrar nessa discussão. Apenas indico a leitura de um texto da Conceição para quem tiver interesse: Limão x Vinagre - Qual a diferença?


Nenhum comentário :

Postar um comentário