29/04/2014

Pinhão na frigideira

Isso aqui não é bem uma receita, e sim uma dica de como preparar o pinhão!

Semana passada fui com o namorado curtir o feriadão nas Serras Gaúchas, e entre vinhos, founde e chocolates, uma amiga minha que mora por lá me chamou para comer pinhão na chapa! Mas, por causas da programação do dia da excursão, não deu tempo pra isso!

Claro que eu fiquei super curiosa, e no caminho da volta paramos numa loja na estrada que vendia pinhão e eu comprei um saco com dois quilos! A minha ideia na hora, era de chegar em São Paulo e pedir para alguém cozinhar na panela de pressão pra mim, pois não tenho essa panela em casa e nem sinto necessidade de comprar uma.

Acabei postando sobre isso no Instagram, que não poderia fazer pinhão na chapa já que também não tenho fogão a lenha, e uma seguidora me ensinou a fazer na frigideira! Disse que não ficava igual, mas que chegava próximo ao pinhão na chapa que eles comem no sul do Brasil.

Testei a dica e foi super aprovada!
Achei que ficou bem melhor do que o pinhão cozido.

Modo de preparo:
  1. Lave o pinhão em água corrente
  2. Coloque-o numa frigideira com tampa e leve ao fogo baixo. 
  3. Mexa de vez em quando com a panela tampada mesmo.
  4. Quando notar que a casca começa a ficar queimadinha, tire do fogo.
  5. Para quebrar, espere esfriar um pouco e pressione o pinhão com a palma da mão numa tábua de madeira. Se não quebrar na hora, coloque um pouco mais no fogo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário