06/05/2014

Maltodextrina - não se deixe enganar!

Antes de iniciar o assunto, gostaria de deixar uma dica fundamental: leia sempre o rótulo dos alimentos que você deseja comprar! Sei que comida de verdade não tem rótulo porque não precisa de embalagem, mas, para mim, ainda é impossível viver sem comprar um ou outro alimento industrializado. 

E para você entender melhor sobre o assunto, vale a pena a leitura do post "Por que a gente engorda?"

Consuma produtos com consciência!

Outro dia, na minha ansiedade em ficar sem açúcar (o meu maior problema), lembrei de uma dica que passaram: a alfarroba! Pra quem não conhece, a alfarroba é uma doce sem açúcar, sem lactose e sem glúten que muitos adotaram para substituir o chocolate! Claro que eu fui atrás dessa maravilha dos deuses! Só que quando achei na loja, a primeira coisa que fiz (já virou hábito) foi pegar o pacotinho e ler os ingredientes na embalagem!

Nem terminei de ler e coloquei o pacotinho de volta na prateleira... um dos ingredientes da alfarroba é a MALTODEXTRINA!

"A maltodextrina é um polímero de glicose. É rapidamente absorvida e eleva a glicose no sangue de forma extremamente rápida. É tão eficiente nisso, que é usada como suplemento por fisiculturistas que desejam um grande pico de insulina para aumentar o anabolismo. E a indústria coloca isso onde? Em um produto destinado a DIABÉTICOS! 
Eis o que ocorre. Maltodextrina, tecnicamente, não é açúcar. Tudo bem, transforma-se em açúcar em segundos após entrar na sua boca mas, por lei, não é açúcar. O açúcar não serve apenas para adoçar. Ele serve para dar textura nas receitas, para da o "ponto". Ou seja, você não pode simplesmente pegar uma receita que pede 4 colheres de sopa de açúcar e trocar por 20 gotas de sucralose. Pode até ser que adoce tanto quanto, mas vai desandar, não terá a textura correta. 
Então, para suprir esta deficiência, a indústria resolve fazer um adoçante de forno e fogão. Desses que você adapta a receita com facilidade, pois pode usar a mesma quantidade do adoçante. Por exemplo, se a receita original pede 4 colheres de sopa de açúcar, você usa 4 colheres de sopa do adoçante de forno e fogão.

Mas precisa ser algo que tenha as mesmas propriedades químicas do açúcar - que tenha a mesma textura, que caramelize ao ser assado, etc. E a solução é... usar açúcar, é claro! Mas um açúcar que, por lei, possa ficar escondido. Entra aí a MALTODEXTRINA. Ela é açúcar (segundos após sua ingestão), mas o fabricante pode colocar no rótulo ZERO açúcar. Como a maltodextrina não tem gosto, eles então acrescentam adoçantes artificiais à mistura para que seja doce. É o pior de todos os mundos: você está usando açúcar (maltodextrina), com todos os malefícios que isso pode lhe trazer, mas o gosto é de adoçante, ou seja, nem mesmo o benefício do sabor você recebe em troca!"
 (É zero mesmo? - Dr. José Carlos Souto)               

Uau! Eu fiquei chocada com essa explicação sobre o que é a maltodextrina, tanto que é um nome que não consigo esquecer! O que mais me deixo indignada é que é um ingrediente que está na maioria dos produtos diet que são consumidos por diabéticos! A pessoa doente come o docinho diet que o médico liberou e depois fica sem entender porque a sua glicemia está alta... um absurdo, né?

Mas voltando ao meu caso da alfarroba, eu não sou diabética, então poderia consumir numa boa! O problema é que não gosto de ser enganada! E se for para comer alguma coisa que vai elevar a glicose do meu corpo da mesma forma que o açúcar puro, pq não comer um chocolate de verdade?!

Lembrando que não sou a favor de radicalismos, mas tenho que me controlar para não comer doces todos os dias. Não comprei a alfarroba pois naquele momento eu não estava afim de alterar a glicose no meu corpo... e gosto de fazer isso com consciência, evitando cair nessas armadilhas!

Por isso que eu comecei o texto falando para você se habituar a ler os rótulos, pois você vai encontrar a maltodextrina em inúmeros produtos no mercado! Fique atendo! ;)

4 comentários :

  1. Olá, mas também acho interessante acrescentar que cada colher de sopa tem apenas 2 gramas de maltodextrina ( em ultima análise glicose) e uma colher de sopa de açúcar tem 15 gramas de sacarose ( glicose e frutose). Os diabéticos tem ingestão controlada de carboidratos e especialmente glicose mas não proibição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      Obrigada pela complementação!

      O objetivo do post é alertar as pessoas a ficarem mais espertar com o que estão consumindo!
      E prefiro indicar alternativas mais saudáveis e naturais do que comidas industrializadas! Para o caso de diabéticos, que não consegue largar o açúcar, acho que a melhor solução é substituir nas receitas o açúcar refinado pelo açúcar de coco!

      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  2. O grande problema e que todos os adoçantes deforno e fogão que tenho visto no mercado tem ou matrodestrina ou lactose ai fica dificil de achar uma solução para agradar um diabetico quando esta em descontrole do diabetes e tem depressão elevada como minha mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diva!

      O ideal é não usarmos adoçantes e acostumar o nosso paladar ao sabor verdadeiro dos alimentos! Sei que é uma transição difícil, mas temos que tentar aos poucos! Substuir o açúcar pois opções mais naturais, como melado de cana, frutas secas, frutas da época bem maduras...

      Mas no caso da sua mãe, que é diabética, uma boa solução seria o açúcar de coco, que além de ser natural, tem o índice glicêmico baixo e é super gostoso!

      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir