03/06/2015

Grão de bico germinado

Ontem postei uma foto/dica no Instagram e no Facebook de um preparo que gosto de fazer com o
grão de bico germinado! E algumas pessoas se manifestaram pedindo mais explicações sobre o processo
de germinação. Como acredito que a dúvida de alguns, pode ser a de outros, achei melhor dedicar
um post aqui no blog sobre o assunto, mesmo tendo essa informações em outros sites (no final desse texto coloco alguns links, tá?).

Antes de ensinar o procedimento, gostaria de explicar um pouco, de maneira bem simples, sobre a germinação! Germinar um grão ou uma semente, é fazer com que eles se libertem de suas defesas e se preparem para gerar mais vida. Mas não fazemos isso somente pelo lado poético! rs

Quando você compra um grão, sementes ou castanhas, elas estão "blindadas". Isso significa que estão com antinutrientes (as defesas que citei acima), por isso que muitas pessoas apresentam problemas de digestão ao consumir grãos! E o ideal é, sempre antes de consumir esses alimentos, deixa-los de molho na água (demolhagem) por um determinado período para eliminar esses antinutrientes. Por isso, temos que deixar, por exemplo, o feijão e o grão de bico de molho antes de cozinhar!

E a germinação é o próximo passo! Depois de tirar as defesas, você vai mostrar para o grão que ele pode dar continuidade ao seu processo natural, que é gerar uma nova planta! E um alimento germinado tem seu valor nutricional potencializado, o que só traz benefícios aos seu consumo, além de evitar problemas de digestão!

Espero que nesse momento você já tenha se interessado mais no assunto e esteja com muita vontade de germinar seus grãos! Então, vamos começar com a germinação do grão de bico?!

A quantidade de grão utilizada, vai de acordo com a sua necessidade. Mas lembre-se, um alimento vivo não deve ser estocado, ele tem que ser consumido de imediato! Então, minha dica é fazer em pequenas quantidades. Eu costumo germinar umas 2 ou 3 colheres de sopa de grão de bico por vez!


Germinação do grão de bico
1. Escolha os grãos, eliminando aqueles que estão com defeitos e fora do padrão.
2. Lave bem os grãos escolhidos sob água corrente.
3. Coloque os grãos num pote de vidro bem higienizado e cubra eles com água solarizada ou água filtrada de boa qualidade. Lembre-se, essa água irá penetrar nos grãos que você irá consumir!
4. Tampe o vidro apenas com um pedaço de voal (ou algum outro tecido leve que permita a circulação do ar) com elástico para evitar a presença de bichinhos (foto) e coloque o vidro num cantinho da sua casa que seja fresco e pouco iluminado, deixando ele assim por 8 horas. O ideal é fazer isso da noite para o dia, então antes de dormir, coloque seus grãos de molho!
5. Após o período de 8 horas, você precisa lavar novamente os grãos sob água corrente e escorrer toda a água, dando início a germinação!
Germinação no ar
O grão de bico germina no ar, entre 8 e 16 horas. Esse tempo varia de acordo com o clima do dia, se está muito quente ou muito frio. Siga os próximos passos e fique de olho no seu grão, você vai notar o surgimento de um narizinho.. é sinal de que está no caminho certo  
6. Coloque o vidro, tampado com o pedaço de voal, para escorrer, num ângulo aproximado de 45º. Você pode usar de apoio para isso o escorredor de prato, ou colocar o vidro dentro de um potinho que permita essa angulação (como fiz na foto). Ou, um método ainda melhor, é simplesmente colocar os grãos numa peneira e cobri-la com um pedaço de voal.
7. Repita o procedimento de lavagem dos grãos, umas duas vezes ao dia, sempre voltando a etapa acima (6) de escorrer. 
8. Ao perceber o narizinho, seu grão já está germinado. Mas você pode deixar ele crescer mais um pouco, só tome cuidado para o tamanho desse cabinho não ultrapassar o tamanho do grão. 
9. Antes de consumir o grão de bico germinado, você deve retirar a pele. Calma, após toda essa etapa ela solta bem fácil! Feito isso, ele está pronto para o consumo!

Grão de bico germinado ao curry


Dica simples e rápida de preparo para consumir seu grão de bico germinado: misture um pouco de azeite de oliva extra virgem, curry em pó, alho picado, suco de limão, coentro e uma pitada de sal!

Eu acho essa receitinha deliciosa, que faço sem medidas, mas você pode inventar a sua e consumir da forma que achar melhor! Só não vale cozinhar o grão de bico germinado, tá? Porque ai perde o sentido de você dar vida ao alimento e tirar logo em seguida no cozimento.

Mas caso você estranhe demais o sabor e a textura dele, um dica é colocar ele na panela de vapor por apenas 3 minutinhos!


Aprenda mais sobre a germinação:

Nenhum comentário :

Postar um comentário