27/05/2014

Afinal, manteiga tem lactose?

Esse é um assunto que sempre me intrigou. Não tenho restrições à lactose, mas sei que ela em excesso causa inflamações no corpo. Por esse motivo tento me controlar um pouco na ingestão de alimentos ricos em lactose.

E desde que eu descobri a verdade por trás do colesterol, passei a utilizar a manteiga sem sal para cozinhar. Mas sempre fiquei com a dúvida: a manteiga tem lactose?!

Vejo muitas pessoas indicando e consumindo a manteiga clarificada, também conhecida como ghee, por ser uma opção mais pura e sem a lactose*. Mas confesso, que nunca tive vontade e nem senti necessidade de prepará-la em casa.

Ai, outro dia assisti na TV, a Bela Gil, no seu programa Bela Cozinha, ensinando a fazer a manteiga ghee. Até que é bem simples, mas fiquei com receio de queimar ou estragar a panela durante o processo. E ainda nesse episódio, a Bela comentou rapidamente que a ghee era a mesma coisa que a manteiga de garrafa, aquela típica do norte, sabe?

No dia seguinte pesquisei o assunto rapidamente na internet, mas não achei nada que confirmasse esse fato e, acabei esquecendo disso. Só que recentemente me deparei com a manteiga de garrafa numa loja que costumo ir e comprei para experimentar.

Resultado? Me apaixonei pelo sabor que ela deixa nos alimentos e abandonei a manteiga sem sal que comprava em mercados. Mas a dúvida sobre a lactose surgiu novamente.

Enfim, voltei a pesquisar e dessa vez me aprofundei um pouco mais.
E pelo que tudo indica, as manteigas sem sal, compradas em mercado, contém apenas traços de lactose e proteínas do leite. Isso significa que o teor de lactose é muito baixo, que só deve ser evitada por quem tem problemas de reações severas à essas substâncias.

E o melhor de tudo, é que realmente a manteiga de garrafa é feita pelo mesmo processo que a clarificada (ghee), e, por esse motivo não apresenta lactose* e nem proteínas do leite. Li até casos de pessoas que tem intolerância a lactose que fazem uso desse tipo de manteiga e não apresentam nenhum tipo de reação.

(*Atenção! Intolerantes severos tem que tomar mais cuidado com todas essas manteigas porque podem ter traços de lactose, devido ao tipo de preparo. Nesses casos, aconselho entrar em contato com o fabricante para ter certeza da ausência da lactose).

Lembre-se: ao comprar qualquer manteiga fique de olho no rótulo, compare os produtos e escolha aquele que você achar mais natural. O ingrediente da manteiga é o creme de leite! No máximo escolha aquele produto que apresente no rótulo creme de leite e sal.

Separei alguns trechos interessantes de textos que li para chegar a essas conclusões:

"E as manteigas? Essas certamente contém lactose e proteínas do leite. É comum pensarmos que se a manteiga é feita a partir do creme de leite batido, é óbvio que ela contém lactose. Errado! É verdade que a manteiga é feita a partir do leite, mas o produto final é basicamente composto de gordura e adição de cloreto de sódio (sal). Difícil de acreditar? Nas embalagens dos produtos analisados é possível verificar que, da mesma forma que as margarinas, as manteigas também apresentam 0g de carboidratos (lactose) e 0g de proteínas, ou seja, novamente podemos afirmar que a quantidade de lactose e proteínas do leite é tão pequena que é considerada irrelevante. Para confirmarmos esta informação, entramos em contato com o SAC de alguns fabricantes. Esses relataram que o teor de lactose fica entre 0,07g a 0,5g enquanto outras marcas reportaram que o teor lactose não era detectável. Ou seja, a manteiga é considerada um produto que contém apenas traços de lactose e de proteínas. Somente nos casos de reações severas às proteínas do leite, as manteigas e margarinas devem ser evitadas."  (Intolerância a Lactose – Lactose Não)        

Modo de preparo da manteiga de garrafa:

"Pelo método tradicional o creme de leite puro, extraído pela desnatadeira, é levado para ferver por algumas horas, até que as suas partículas sólidas, popularmente chamadas de borra, se precipitem, separando-se da parte gorda (manteiga). Mexendo-se sem parar, a borra vai se decantando e tostando no fundo da panela. É essa borra de cor caramelizada que confere à manteiga um sabor único e pronunciado, bem diferente da manteiga que usamos habitualmente. Ao ser aquecida essa manteiga não se queima. No fim desse processo, a manteiga – que adquire uma cor amarela intensa – é filtrada e colocada em garrafas. Em temperatura ambiente (exceto, é claro, em ambientes muito quentes como o encontrado no sertão), coagula-se, sendo necessário aproximar a garrafa do fogo para que rapidamente se liquidifique.  (Informações técnicas – Latício.net)              

Os 20 benefícios da manteiga:
  1. A manteiga é rica em Vitamina A na sua maneira mais facilmente absorvida pelo corpo, necessária para a saúde das glândulas adrenal e tireóide. 
  2. Contém ácido láurico, importante para tratar infecções fúngicas e cândida. 
  3. Contém lecitina, essencial para a metabolização do colesterol. 
  4. Contém antioxidantes que protegem contra a ação dos radicais livres. 
  5. Tem antioxidantes que protegem contra o enfraquecimento das paredes das artérias. 
  6. É uma ótima fonte de Vitaminas E e K. 
  7. É uma fonte riquíssima do mineral vital Selênio. 
  8. Gorduras saturadas na manteiga têm fortes propriedades anticancerígenas e antitumores.
  9.  Manteiga contém ácido linoleico conjugado, que é um potente agente anticancerígeno, construtor muscular e aumenta a imunidade. 
  10. A Vitamina D encontrada na manteiga é essencial para a absorção do cálcio. 
  11. Protege contra cáries! 
  12. É sua única fonte de um fator anti-enrijecimento, que protege contra a calcificação das articulações.
  13. Este antienrijecedor também previne o endurecimento das artérias, catarata e a calcificação da glândula pineal. 
  14. É uma fonte do Ativador X, que ajuda o corpo a absorver minerais. 
  15. É uma fonte de iodo em sua forma mais absorvível. 
  16. Pode promover a fertilidade em mulheres. 
  17. É uma fonte rápida de energia, e não é armazenada em forma de tecido adiposo em nossos corpos. 
  18. O colesterol encontrado na gordura da manteiga é essencial para o desenvolvimento cerebral e do sistema nervoso em crianças. 
  19. Contém Ácido Aracdônico (AA), que tem um papel nas funções cerebrais e é um componente vital das membranas celulares. 
  20. Protege contra infecções gastrointestinais nos muito jovens e idosos.


11 comentários :

  1. Mais um motivo para que eu faça estoque em casa! rs Oba!

    ResponderExcluir
  2. Tive que cortar lactose e óleos vegetais comuns da minha dieta, mas não aguentava mais cozinhar tudo só com óleo de coco. Estou ansiosa para experimentar a manteiga de garrafa! Muito obrigada pelos esclarecimentos! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeane, você cortou a lactose por problemas de saúde? Como se saiu experimentando a manteiga de garrafa?

      Eu não utilizo, de jeito nenhum, gorduras vegetais inflamatórias, trans e hidrogenadas, ou seja, nada de óleo de soja, de canola, de girassol, gordura hidrogenada e muito menos margarina!

      Mas uso e abuso das gorduras boas, provenientes do azeite de oliva (normal e extra virgem), da manteiga (normal, de garrafa, ghee), do óleo de coco, da banha de porco, do óleo de palma. São ótimas opções para você testar na sua cozinha!

      Excluir
  3. Otavio Farias15/04/2015, 08:02

    Não, manteiga (com ou sem sal) não deve ter Lactose e se tiver, são apenas traços em sólidos não-gordurosos presentes na Manteiga. E por que ? Quando se desnata o Leite Crú (integral) para se obter o Leite Desnatado, se obtém Creme de Leite como subproduto via separação física. Este Creme de Leite é então processado para se obter a manteiga – No processo de separação também física, se obtém uma espécie de “Soro de Manteiga” que se chama Leitelho (em inglês, Buttermilk), cujos nutrientes principais são Proteína, Lactose e outros componentes do Leite.
    Resta então a Manteiga com cerca de 82% de Gordura láctea (Gordura Butírica).
    A manteiga extra sem sal (que resulta do processamento de Leite Integral) contem aproximadamente 16% de umidade, 82% Gordura láctea (gordura butírica) e cerca de 2% de sólidos não-gordurosos. Notar que há ainda o creme do Soro de Leite que resulta da produção de Queijos. A manteiga resultante desse processo é a chamada Manteiga de primeira qualidade.
    Resumidamente então - a Lactose presente no Leite Integral, ficou em grande parte no Leite Desnatado e parte ainda está no creme de leite após desnate do Leite integral. A lactose por sua vez fica em grande parte no Leitelho quando se processa o creme de leite (42% gordura) em manteiga (82% gordura).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otavio... obrigada por sua explicação mais profunda sobre o conteúdo do texto!!

      Excluir
  4. Querida, bom dia!!

    Descobri seu blog agora, e será q vc me ajuda?
    Comprei essa mesma manteiga, como vc faz para tirá-la da garrafa?
    Pq ela não é tão líquida a ponto de sair sozinha.

    Obrigada!!

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Claro que te ajudo: eu aqueço a garrafa em uma penela com água até a manteiga ficar líquida... depois transfiro todo o conteúdo para um pote com tampa! Assim, mesmo depois que ela esfriar e voltar a ficar sólida, fica mais fácil de usar! ;)

      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  5. Boa tarde! A banha de porco vc compra no supermercado ou faz em casa com o toucinho e vc usa em pequena quantidades´por causa das calorias ou não tem problemas de engordar? Tô querendo consumir a banha mas ainda não tive coragem por causa dessas dúvidas, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!

      Hoje em dia não estou usando mais esse tipo de gordura para cozinhar, por uma preferência pessoal!

      Mas, na época que consumia gordura animal, fazia com o toucinho mesmo! E tb já usei a banha de porco comprada no mercado!

      Pode consumir a banha sem medo de calorias!! Dá uma lida no post "Por que a gente engorda?" que está no menu "Minha alimentação"!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Obrigada por responder minha dúvida, agora então decidi vou consumir a banha sem medo de engordar
    por enquanto vou comprar a de mercado mesmo, depois faço em casa. Beijos e obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir