E, como ela faz parte da minha rotina, de vez em quando público algumas fotos e fatos dela no Instagram e no Facebook.
E uma das últimas publicações que fiz sobre a alimentação dela, despertou bastante interesse das pessoas que me acompanham!
Por isso, decidi escrever um pouco aqui sobre isso, pois acredito que pode ajudar quem tem bichinhos em casa a escolher uma maneira melhor de cuidar deles.
Por isso, decidi escrever um pouco aqui sobre isso, pois acredito que pode ajudar quem tem bichinhos em casa a escolher uma maneira melhor de cuidar deles.
Desde que a Sophia chegou em
casa, eu já seguia uma alimentação baseada em comida de verdade, e uma
das minhas preocupações era de oferecer, além da ração, algumas porções
de vegetais e petiscos mais saudáveis. Então desde pequena, ela come
cenoura, abobrinha, maçã, alface, talos de espinafre, de couve e até
coco fresco!
Só que isso era apenas como petiscos, a alimentação dela continuava sendo com ração. Não dava qualquer ração! Depois de ler muitos rótulos de pacotes de ração nos pet shops, escolhi uma versão mais natural, sem transgênicos e sem cereais. Era mais cara, imaginava estar oferecendo o melhor para Sophia. Nessa época eu já tinha conhecimento da alimentação natural para cães, mas pensava que não daria conta de preparar comida pra mim, para o meu namorado e para ela e, a praticidade da ração era o melhor nesse momento.
Como o passar do tempo, ela foi ficando bem chatinha pra comer. A gente colocava a ração e ela nem chegava perto. Tínhamos que usar alguns recursos para abrir o apetite dela. Foi quando eu descobri que podia oferecer kefir aos cães. Então, ela só comia a ração quando misturávamos um pouco de kefir de leite. E mesmo assim, algumas vezes, não comia tudo. Até o momento em que ficou enjoada e simplesmente largava a ração misturada com kefir.
Problemas de alergias
Para quem não sabe, a raça buldogue francês é campeã em problemas de alergias! E claro, que com a Sophia não podia ser diferente: ela estava sempre com bolinhas vermelhas no corpo, toda empipocada, sua pele sempre foi bem rosada, excesso de quedas de pelos e as patinhas sempre irritadas, o que fazia ela ficar lambendo direto e sem parar. Ou seja, um sufoco! Chegamos a ter estoque de antialérgicos em casa: pomadas e comprimidos.

E foi assim até a última crise feia que ela apresentou: uma alergia horrível na orelha, que chegou a ficar em carne viva. Ficamos mais de um mês tratando a Sophia: tentamos anti-inflamatórios e diversas pomadas e nada de melhorar. Fora que partia nosso coração deixar ela sozinha com aquela proteção na cabeça para não coçar as orelhas.
Uma solução natural
Durante essa crise na orelha da Sophia, eu participei do Retiro de Desintoxicação do Espaço Doce Limão e conheci a Conceição Trucom e todas as suas alternativas naturais. E uma delas, me chamou atenção para o caso da Sophia, um óleo natural regenerador e bactericida. Perguntei se poderia usar em cachorros e ela disse que nunca tinha tentado, mas para eu fazer o teste, pois era ótimo para tratamento de problemas de pele.
Larguei todos os remédios e só usei esse óleo 2x ao dia! Resultado: em uma semana não tinha mais nada na orelha da Sophia!
Então, isso me fez parar e refletir. Cheguei a conclusão que já estava na hora de seguir para um lado mais natural com a Sophia, tanto na sua alimentação, como no seu tratamento veterinário.
Veterinária homeopata
Foi fuçando na internet que encontrei o perfil do Bicho Integral no facebook, que até então para mim era somente a loja virtual que comprava o sabonete de Neem. E, acabei descobrindo que quem estava por trás da loja, era a veterinária homeopata e holística Carmen Coca. Decidi entrar em contato, para ver se ela atendia em São Paulo, pois sabia que ela morava em Florianópolis. E quando é para ser não tem jeito, ela me respondeu avisando que atendia algumas vezes ao ano em São Paulo e, que era para eu ligar para o consultório, pois estaria aqui na próxima semana. E, foi com esse atendimento que transformei a Sophia em um bicho natural!
Alimentação natural
A primeira coisa que a veterinária Carmen me pediu na consulta foi para abandonar a ração e oferecer comida de verdade para a Sophia. Ela me explicou, que mesmo oferecendo uma ração selecionada, essa ainda continha diversos conservantes que fazem muito mal aos pets.
E que, mudando para alimentação natural, muitos dos problemas de alergia da Sophia iriam diminuir. Eu já estava decidida, sabia que iria aumentar meu trabalho na cozinha, mas não aguentava mais ver o sofrimento da gordinha.
Optamos juntas por iniciar a alimentação natural cozida. A veterinária montou um cardápio, mas também indicou a leitura do site Cachorro Verde, que é maravilhoso, tem todas as explicações gratuitas sobre os diversos tipos de alimentação natural.
A mudança da Sophia
Nem preciso falar que a Sophia pirou com essa transição! Ela parece esfomeada, fica na maior animação enquanto preparo a comida... e come tudo na hora. Não sobra absolutamente nada no potinho. É lindo de ver!
Acho que ainda é um pouco cedo para eu falar das melhoras das alergias, principalmente porque no início o cachorro passa por um processo de desintoxicação, como acontece com a gente, e tudo de ruim sai para fora. Então na primeira semana, ela ficou toda empipocada e ainda está um pouco.
Mas, já notei que a pele dela não estão tão rosada, que diminuíram as lambidas nas patas e que até o pelo não está caindo tanto. E a orelha dela está perfeita!
Outros tratamentos
Junto com a alimentação natural, também mudei outras coisas! Estamos aos poucos deixando de usar produtos químicos nela e na limpeza de casa.
Por exemplo, para acalmar a crise da desintoxicação usei óleos essenciais (Hidrolato de Tea Tree) e nos machucados, feridas menores ou alergias mais isoladas, continuo usando o óleo regenerador da Conceição Trucom.
E na limpeza da casa estou usando soluções com bicarbonato de sódio, vinagre e o desinfetante de limão.
Dicas
Como seguidora de uma linha de alimentação natural, tanto para mim quanto para a minha cachorrinha, eu aconselho todo mundo a fazer essa transição.
Mas, assim como para a gente,
não seja radical com o seu cão ou gato! Tenha consciência do que está
fazendo e oferecendo para ele. Procure se informar mais sobre o assunto,
estude, pesquise bons profissionais. Se você não tem condições de pagar
por um bom veterinário, sem problemas, tem muito conteúdo bom
disponível e de maneira gratuita na internet:
Meu trabalho aumentou sim na cozinha, mas nada que uma organização e um bom planejamento não resolvam. Afinal vale muito a pena cuidar de quem a gente ama!
Espaço PARA OS DOGS do Além das Dietas
Acabei criando aqui no blog um espaço para reunir os textos sobre a alimentação da Sophia e outras postagens que tenham dicas para os cachorros.
Para acompanhar é só acessar PARA OS DOGS no menu superior do blog!
O meu BF esta na fase de nao querer comer mais a ração. Tento colocar um pouquinho de arroz, cenoura, couve... as vezes ele ate come um pouco mas esta bem dificil !
ResponderExcluirTenho medo de mudar a alimentacao dele, mudar para alimentacao natural e nao dar conta.
Olá, tenho um pug que também como AN feita por mim...tenho um blog sobre isso, pois em breve iniciarei venda de AN. Se puder dar uma olhadinha...espero que goste:) bjosss
ResponderExcluirhttp://nestor-aoseudispor.blogspot.com.br/