11/06/2015

Dica de livro: Como Cozinhar sem Receitas

Há um tempinho, estava em uma livraria buscando por um livro sobre dicas de culinária e gastronomia, e uma edição chamou muito minha atenção: "Como cozinhar sem receitas" do Glyn Christian (Ed. Gutenberg).

Comprei e já no mesmo dia comecei a leitura, pois adorei a proposta do autor de criar pratos sem parecer um robô na cozinha, seguindo a risca cada ingrediente e modo de preparo de uma receita. Afinal, pra mim cozinhar é uma terapia, indo muito além da minha preocupação de me alimentar de maneira saudável.

A mensagem que eu quero passar pra vocês com a indicação desse livro é a seguinte: torne o preparo da sua alimentação um verdadeiro prazer! Cozinhar e preparar refeições saudáveis não tem mistérios e segredos e é uma forma de você cuidar de você e de quem você ama!

Pesquise minhas receitas aqui no blog ou procure em outros site e livros, mas use elas somente como base, como inspiração, como aprendizado e não como um roteiro. Experimente! Substitua os ingredientes de maneira coerente, utilize o que você tem disponível na geladeira e no armário, não se prenda aos alimentos citados na receita! Crie!

Se na receita diz para você usar peito de frango, mas você tem sobrecoxa em casa, arrisque fazer com elas! Se está escrito para utilizar azeite para marinar, mas você não gosta... troque, usei manteiga! Se pede para usar amêndoas, mas você não gosta, não tem em casa, é difícil para compras, substitua por outra semente ou castanha! Ah, e também não se prenda nas medidas e quantidades! Cada um tem um gosto, tem um paladar!

Dica: se você tem dúvidas ou se sente inseguro para arriscar nas trocas, pesquise possíveis substituições de ingredientes na internet.

Confira a primeira receita que criei após a leitura do livro: Peito de frango com estragão, mostarda e abobrinhas

Nenhum comentário :

Postar um comentário