12/06/2015

Docinho de tâmaras com limão

Entre muitas delícias que estou aprendendo a preparar com a Conceição Trucom, nas oficinas do Espaço Doce Limão, está um docinho de tâmaras com limão!

Esse doce é maravilhoso e super fácil de fazer, como todas as receitas que ela ensina dentro do conceito de alimentação viva!

E, como não gosto de seguir certinho as receitas, pois acho válido dar um toque pessoal no preparo, quando fui preparar em casa, acabei criando o meu docinho! Até mesmo porque não lembrava direito quais eram as medidas certas e todos os ingredientes! rs E, estou confirmando através da minha convivência a Conceição, que é bem assim mesmo.... ao preparar algo em casa, use a criatividade com o que você tem disponível no momento! Já falei sobre isso aqui: Como Cozinhar sem Receitas.

Então é o seguinte, faça como eu, use a receita como inspiração! Se você não tem tâmaras ou não gosta delas, faça somente com uvas-passas, ou vice-versa! Se tiver acessível, experimente misturar um pouco de bananas-passas também.

Ah você não gosta de sementes de girassol? Tudo bem, substitua por outra semente ou castanha que tiver em casa, como: castanhas-do-pará, amêndoas, castanhas de caju! Quer dar um sabor a mais: adicione um pouco de canela ou essência de baunilha. Só não deixe de preparar esse docinho! ;)

Docinho de tâmaras com limão


     Ingredientes:
  • 80 g de tâmaras sem caroço
  • 60 g de uvas-passas bem docinhas
  • suco de 1 limão
  • raspas da cascas de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de semente de girassol
  • 2 colheres de sopa de gergelim
  • gergelim para finalizar
    
     Modo de preparo:
  1. Para aproveitar melhor todo o benefício que a semente pode nos oferecer, antes de preparar a receita coloque a semente de girassol e o gergelim de molho em água filtrada por 8 horas. E escorra bem antes de usá-los.
  2. Processe aos poucos os ingredientes utilizando um processador ou liquidificador, até formar uma pasta.
  3. Modele bolinhas com essa pasta e passe elas num potinho com um pouco de gergelim
  4. Guarde na geladeira e sirva gelado


Dicas sobre a casca do limão:
  • Não deixe de usar a casca do limão, pois além de deixar um aroma especial no preparo, ela é rica em benefícios para nossa saúde, chega a ter mais vitaminas do que o suco do limão! Mas higienize bem o alimento antes de fazer isso!
  • Cuidado ao raspar a casca do limão para não usar a parte branca, pois ela pode amargar a sua receita! Para isso utilize um ralador mais fino e faça isso de maneira suave.
  • Existe no mercado um raspador de limão, bem baratinho, que a Conceição usa e é ótimo para isso. Eu ainda não comprei, por falta de tempo de ir atrás em lojas físicas, mas já fica a dica para vocês! É esse da foto abaixo e pra quem quiser, é fácil de achar em lojas online!


Um comentário :