16/06/2015

Rejuvelac de arroz integral

No último sábado a Conceição Trucom fez uma palestra sobre como preparar o suco verde selvagem fermentado e falou um pouco sobre modulação hormonal na alimentação, no 7º Festival da Cozinha Vegetariana que aconteceu na Feira Natural Tech, na Bienal do Ibirapuera em São Paulo.

E eu não fiquei de fora, estava lá colaborando com a organização e, dessa vez, também participei da palestra. A querida Conceição me pediu para explicar aos participantes como preparar o Rejuvelac de arroz, que é um ingrediente fundamental para fazer o suco verde fermentado.

Foi uma emoção e uma responsabilidade muito grande! Nunca tinha falado pra tanta gente e todos estavam super concentrados. Foi lindo demais, deu tudo certo e eu amei ter ajudado dessa forma!

Mas, não poderia deixar os leitores do blog fora dessa, por isso resolvi explicar aqui também, como preparar o Rejuvelac de arroz!

E para quem quiser, vale consultar também os textos e o vídeo, que a Conceição disponibiliza no site Doce Limão. Veja os links, no final da postagem, de alguns textos que usei para escrever esse post!


Sobre o Rejuvelac

O que é?
Uma bebida enzimática, preparada com a fermentação de grãos, riquíssima em probióticos, vitaminas e sais mineiras que irá acelerar e potencializar a digestão, melhorando também o funcionamento do intestino.

Quais grãos usar?
Para preparar o Rejuvelac de 3 ciclos são utilizados os grãos com muito amido, como: arroz, trigo e centeio.

Mas dê preferência ao preparo com o grão de arroz integral (se for orgânico é melhor ainda). Pois, além do arroz ser acessível à todos, ele não contém glúten que está presente nos grãos do trigo e centeio.

Mesmo o glúten sendo um substância insolúvel em água, o rejuvelac preparado com trigo e/ou centeio pode ser inadequado aos celíacos (pessoas com intolerância ao glúten) devido a contaminação por arrastamento. Então é melhor evitar, né?

Você também pode preparar a sua bebida fermentada com grãos com menos amido, como alpiste, painço, quinoa, amaranto e linhaça, porém será um Rejuvelac de apenas 1 ciclo.

Como preparar?
Para preparar o Rejuvelac é necessário germinar o grão escolhido. Então, na receita abaixo, segue o procedimento completo, com o acordar do grão, para fazer os 3 ciclos de 1 litro de Rejuvelac de arroz.

As medidas você deve escolher de acordo com a sua necessidade e com a quantidade de pessoas que irá consumir. Caso você queira menos de 1 litro de bebida, diminua a quantidade de grãos e de água utilizada. E se quiser mais, aumente.

Você também pode definir a potência do seu Rejuvelac, é só controlar a quantidade de água que utiliza no processo de fermentação: menos água ele ficará mais forte e mais água mais suave.

Como consumir?
Você pode estranhar um pouco o gosto da bebida fermentada no início e até mesmo o cheiro. Então para consumir, você pode misturar suco de limão fresco. Pode adicionar o suco direto na garrafa ou usá-lo somente na hora do consumo. Outra dica: misture 1 colher de sobremesa de melado de cana, de preferência orgânico, em 1 litro da sua bebida.

Beba o Rejuvelac durante o seu dia, na quantidade e forma que prefererir. Por exemplo: você pode consumir em jejum com limão e Chooran (pó digestivo da medicina Ayurvédica), pode adicionar no suco verde selvagem ou simplesmente beber durante o dia quando tiver sede. E também tem a possibilidade de fazer o Rejuvelac Frutal, adicionando pedaços ou casca de frutas na sua garrafa.

Mas atenção, procure consumir a sua bebida em 24 horas ou no máximo em 48 horas. O que sobrar desse tempo, você pode transformar em biofertilizante para plantas e brotos, misturando na água que você utiliza para rega-los! Ou também pode usar para fazer marinados, fermentados de legumes e sucos, como a Conceição ensina do site Doce Limão e em seus livros.

Dica para os Pets!
Quem tem cachorro (ou gato) que segue alimentação natural, pode oferecer o Rejuvelac como complemento probiótico! É só misturar a quantidade indicada na comida deles.


Rejuvelac de Arroz Integral

Modo de preparo de 1 litro:
Processo para germinação no ar
  1. Coloque 1 xícara de arroz integral numa peneira e lave os grãos sob água corrente.
  2. Transfira o arroz lavado para um pote de vidro transparente e bem higienizado, e adicione ½ litro de água solarizada ou água filtrada de boa procedência.
  3. Tampe com um pedaço de voil (ou panela furada) e prenda com elástico, coloque num cantinho fresco da sua cozinha e deixe assim por 8 horas.
  4. Após esse tempo, transfira os grãos para a peneira, lave novamente sob água corrente.
  5. Deixe a peneira escorrendo com o arroz num cantinho fresco por 12 horas. Essa é a germinação no ar do arroz.
     
  6. Após a germinação, comece o 1º ciclo do  processo da fermentação sem ar: coloque os grãos de arroz no pote de vidro transparente e bem higienizado, e adicione 1 litro (4 xícaras) de água solarizada ou água filtrada de boa procedência.
    Fermentação sem ar
  7. Tampe o frasco, apenas apoiando a tampa. Você também pode usar um pires ou um voil (panela furada) para isso. Mas nunca feche/vede totalmente o frasco!
  8. Deixe seu vidro com o arroz num lugar fresco em temperatura* ambiente por 24 horas.
    *Temperatura: o ideal para ocorrer a fermentação em 24 horas é o vidro permanecer numa temperatura entre 20 e 24ºC. Então, caso você esteja em um local com temperaturas diferentes dessas, não tem problema, é só observar a fermentação.
    Lugares com temperaturas muito quentes: procure deixar o vidro num local mais fresco da sua cozinha, mas a fermentação pode ser interrompida em menos de 24 horas.
    Lugares com temperaturas mais baixas: procure deixar o vidro num pode ser interrompida com mais de 24 horas. 
  9. Após as 24 horas, é necessário interromper a fermentação. Para isso, transfira o líquido do vidro para um garrafa, de preferência de vidro e que tenha tampa, com auxílio de um funil e um peneira. Esse líquido coado na garrafa já é o Rejuvelac de arroz, pronto para o consumo. 
    
    Rejuvelac pronto cheio de "bolinhas"

     
  10. Tampe bem a garrafa e guarde na geladeira. Consuma em 24 horas ou no máximo em 48 horas.
  11. Com o grão que sobrou na peneira, prepare o 2º ciclo do Rejuvelac. Para isso lave o arroz que está na peneira sob água corrente e coloque-o novamente no vidro já higienizado.
  12. Coloque 1 litro (4 xícaras) de água solarizada ou água filtrada no vidro, e repita os procedimentos citados a partir do item 7.
  13. Após coar o líquido do 2º ciclo, faça o último ciclo do seu Rejuvelac de arroz, siga o item 11 e repita os procedimentos do item 6 ao 10.

O que fazer com o arroz após o 3º ciclo?
  • Você pode cozinhar ele e consumir como arroz cozido normal, só que ele estará quase sem amido e com muitos probióticos! Mas a quantidade de água que você vai usar é menor, assim como o tempo de cozimento.
  • E se quiser, faça melhor ainda, cozinhe os grãos de arroz rapidamente no vapor. Ah, e não esqueça de temperar da forma que achar mais saborosa! Eu adoro usar ervas e mix de temperinhos naturais.


Fontes de pesquisa no site Doce Limão:
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário