19/06/2015

Cogumelos salmão marinados

Vocês conhecem o cogumelo salmão?
 
Eu já falei dele no Instagram e no Facebook do Além das Dietas há um tempinho, mas como essa semana ganhei uma bandejinha de uma amiga, lembrei de postar a receitinha aqui no blog também.

O cogumelo salmão é uma variedade de cogumelos que impressiona pela sua cor! Tanto que foi esse o motivo que me fez compra-lo quando estava passeando no pavilhão de verduras da CEAGESP.
Eu simplesmente fiquei apaixonada quando os vi!

Além da cor linda, ele é um cogumelo bem saboroso e suave. Apesar de ter uma textura um pouco fibrosa e resistente, é bem suculento. E, como apresenta uma base mais dura e bem fibrosa, é preciso retirá-las para consumir!

Para prepará-los em casa, segui uma dica de preparo do livro "O poder da cura do limão", da Conceição Trucom, e fiz cogumelos marinados!

Experimentem fazer também. É bem fácil e o resultado é surpreendente!

Cogumelos salmão marinados
 

      Ingredientes:
  • 1 bandeja de cogumelos salmão frescos
  • suco de um limão
  • raspas da casca de 1 limão (veja dicas abaixo)
  • 1 colher des shoyu (indico e somente uso o shoyu Macrobiótico Daimaru)
  • 1 pitada de sal marinho
  • Azeite de oliva extra-virgem a gosto

     Modo de preparo
  1. Higienize delicadamente a cabeça dos cogumelos, evitando que a parte inferior (aonde tem as texturas) tenham contato com a água. E corte as bases fibrosas.
  2. Fatie o cogumelo em tiras finas, de 0,5 a 1 cm.
  3. Coloque os cogumelos num pote, que tenha tampa, e misture com as pontas dos dedos o limão, o shoyu e o sal.
  4. Por último acrescente as raspas da casca do limão, tampe o pote de deixe na geladeira por 15 minutos.
  5. Após esse tempo, regue azeite por cima e sirva em seguida



Dica de compra!
  • Para quem está na capital de São Paulo, pode comprar o cogumelo salmão na CEAGESP,
    de 2ª a 6ª feira, no período da tarde, no pavilhão MLP, que vende verduras no atacado!A comercialização é no atacado, mas quase todos os comerciantes de cogumelos vendem no varejo. O preço varia de R$ 5 a 6 a bandejinha (cotação feita em junho/maio de 2015).


 
Dicas sobre a casca do limão:
  • Não deixe de usar a casca do limão, pois além de deixar um aroma especial no preparo, ela é rica em benefícios para nossa saúde, chega a ter mais vitaminas do que o suco do limão! Mas higienize bem o alimento antes de fazer isso!
  • Cuidado ao raspar a casca do limão para não usar a parte branca, pois ela pode amargar a sua receita! Para isso utilize um ralador mais fino e faça isso de maneira suave.
  • Existe no mercado um raspador de limão, bem baratinho, que é ótimo para isso. Eu ainda não comprei, por falta de tempo de ir atrás em lojas físicas, mas já fica a dica para vocês! É esse da foto abaixo e pra quem quiser, é fácil de achar em lojas online!
 
 
 
 


  

Nenhum comentário :

Postar um comentário