31/07/2014

Como conheci a alimentação lowcarb/paleo

Antes e depois: diferença de 1 ano e meio
Para entrar nesse assunto, eu acho importante explicar sobre o meu processo de emagrecimento. Já contei um pouco nos textos do "Quem sou eu", mas acho que vale repetir!

No começo de 2013 eu decidi que queria emagrecer e melhorar a minha saúde, pois estava sofrendo demais com refluxos devido a problemas como gastrite, esofagite e pedra na vesícula. Então comecei a estudar sobre alimentação (li muito, principalmente os artigos do Emagrecer de Vez) e iniciei uma reeducação alimentar, com muita comida de verdade.

Minhas estratégias

Depois de uns 8 meses seguindo firme e já com um corpo magro e mais saudável, eu comecei a refletir se seria sustentável manter o esquema de alimentação que estava seguindo pelo resto da minha vida. Estava começando a ficar incomodada e preocupada de ter que planejar minhas refeições da semana com antecedência, de ter que pesar e anotar tudo o que eu comia para ver se estava dentro das minhas metas de macronutrientes e calorias do dia, de ter que carregar sempre comigo um monte de marmitinhas para comer de 3 em 3 horas quando o celular despertava me lembrando do lanchinho!

Bolsa de marmitas que carregava durante a semana, controle total em aplicativo no celular e refeições no trabalho

Não posso negar: essas medidas e estratégias foram ótimas para mim, pois foi assim que conquistei o meu peso atual. Mas viver assim para o resto da vida não iria dar certo!

Um novo caminho

Foi então que eu voltei a pesquisar mais sobre alimentação e comecei a ler o livro digital do Emagrecer de Vez em busca de uma nova solução. E encontrei, pois no livro ele propõe dois caminhos: um que eu já estava seguindo, e um outro, que ele chama de método revolucionário, que nada mais é uma alimentação sem glúten e rica em gorduras.

Isso me despertou o interesse, pois estava disposta a mudar! E além dessas mudanças, ele explicou que seguindo esse método, não iria precisar mais me preocupar com calorias, poderia comer apenas quando estivesse com fome, não teria que passar mais horas nas academia para manter meu peso e que a minha alimentação poderia ser mais saborosa.

Mais um pouquinho sobre minha reeducação alimentar

Deixa eu só retomar esse assunto, para você entender melhor o que eu fiz e aquelas estratégias que eu citei acima durante minha reeducação alimentar (RA).

Minhas refeições eram bem controladas. Antes de começar a RA, eu fiz todos os cálculos e seguia controlando através de um aplicativo no celular tudo o que comia: o consumo de carboidratos eu tentava manter abaixo de 100 g/dia, as proteínas também seguiam nessa faixa e as gorduras boas ou ruins (ainda não me importava com isso) entre 20 e 30 g/dia. Dessa forma, eu ficava entre 1400 e 1600 calorias/dia. Isso tudo junto de muita atividade física, pois frequentava a academia de 5 a 6 vezes por semana, de 2 a 3 horas por dia.

Exemplo do meu almoço na RA:
sem carbos e sem gorduras
Em nenhum momento eu passei fome, pois comia muito bem! Minhas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) eram ricas em verduras e legumes, mas tudo sem sal e sem gorduras. Cozinhava todos os legumes no vapor e no máximo usava algumas ervas para temperar. Comecei comendo arroz integral de grãos, mas com o tempo fui diminuindo até ele sumir. Também não comia nada com farinha de trigo refinada.

O meu maior problema foi a ingestão de proteínas, pois eu não gostava muito de carnes. Comia basicamente filé de frango cozido sem sal, sem gorduras e com especiarias, claras de ovo e atum em lata. Para atingir minha meta, suplementava whey nos lanches.

A hora da mudança

Eu gostava de comer assim, não me importava. Mas você concorda que não dava pra me manter assim pra sempre? Eu quase não comia fora de casa com medo de engordar.
Por isso me encantei com a proposta do "Emagrecer de Vez" e fui atrás de mais informações. Passei pelo blog de diversas garotas, descobrindo que esse tipo de alimentação recebia o nome de LCHF (low carb & high fat). Depois achei o nome "PALEO" e assim o blog do Dr. José Carlos Souto.

O começo não foi nada fácil para mim.
Em relação ao glúten foi bem tranquilo, pois minhas fontes eram o pão integral do café da manhã que substitui por omeletes, e as barrinhas de cerais e outros alimentos industrializado que eu utilizava nos meus lanches acabaram sumindo, pois não precisava comer mais de 3 em 3 horas.

O meu maior problema foi o consumo de gordura. Nunca na minha vida tinha comido assim. Em casa minha mãe sempre consumiu tudo light e sem gorduras. Sofri, passei mal no primeiro mês... mas achei a solução e fui introduzindo aos poucos: colocando um pouco azeite extra-vrigem na salada, preparando os alimentos com óleo de coco, experimentando novas opções como café com óleo de coco, abacate, coco, manteiga.

E assim sigo desde o final do ano passado, com o foco na minha saúde. Já tive altos e baixos com o peso pois emagreci e engordei um pouco, mas nada de forma exagerada.  Gosto de dizer que ainda estou na fase de aprendizado, estou conhecendo o meu corpo, afinal somos diferentes um dos outros, e o que funciona pra alguém não necessariamente vai funcionar para mim!

No próximo post quero compartilhar com vocês mais um pouco dessa experiência lowcarb/paelo. E principalmente sobre minha atual fase, na qual eu optei por comer mais limpo mesmo e com mais consciência. Estou descobrindo que "menos é mais" e isso está me fazendo muito bem!

Continuação: "Emagrecimento consciente"

3 comentários :

  1. Parabéns Lari! É muito legal ver, mesmo de longe, toda essa mudança. Também mudei muito meus hábitos nos últimos tempos, não com tanta eficiência como você, mas hoje vejo o quanto isso me fez bem. Voltei pro meu manequim 38 em seis meses, antes estava no 42 (apertado). Ainda não consegui me libertar dos doces e industrializados, mas essa é uma meta que determinei e vou atrás! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê!!!
      Que bom te ver por aqui... saudades!!
      Fiquei ainda mais feliz em saber que você está nessa onde de mudanças!! Parabéns pelos resultados e conquistas!
      Não tenha pressa, um passo de cada vez... me libertar dos doces foi o mais complicado! Ainda estou nessa luta....
      Beijos

      Excluir
  2. Lari, você é exemplo!!!! Mais do que ter isso só para conhecimento próprio, você se propõe a levar muito "além das dietas" rs. Parabéns e vamos seguindo, aprendendo, trocando e subindo um degrau de cada vez.

    Bjo grande.

    ResponderExcluir