21/07/2014

Molho vermelho sem tomates

Assistir televisão é algo que não me atraí muito... a não ser que esteja passando programas de culinária ou algum relacionado à qualidade de vida.. ai sim eu adoro! Meu canais favoritos são a GNT e o Discovery Home & Health. E foi assim que descobri mais essa receitinha, assistindo o programa de culinária da Bela Gil.

Eu não concordo com todos os ingredientes que a Bela utiliza, mas é um dos poucos programas que defendem uma alimentação com comida de verdade! E além das receitas, ela dá ótimas dicas! E para ficar perfeito só falta ela deixar de usar a farinha de trigo, mesmo a integral, né?!

Voltando a receitinha... eu me interessei muito por esse molho vermelho sem tomates, por ser uma opção bem fácil de preparar! Sempre tive vontade de fazer molho de tomate caseiro, mas não sou muito fã de tomates... eu acabo consumindo mais os tomatinhos grapes na salada! Além do que, os molhos de tomate acabam sendo meio indigestos... ainda mais para quem tem problemas de estômago, como gastrite!

E se você gosta de molho de tomates e não tem nenhum problema com eles, te convido a experimentar esse molho mesmo assim! Tenho certeza de que você vai surpreender seu paladar...

Ah... se for usar o molho vermelho com macarrão, escolha uma opção mais saudável, sem glúten! Hoje em dia é fácil de encontrar nos supermercados macarrão de arroz ou de milho!

Molho vermelho sem tomates

   Ingredientes
  • 3 cenouras médias sem casca em pedaços médios
  • 1/2 beterraba grande sem casca em pedaços médios
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal (usei a de garrafa)
  • 1/2 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 600 ml de água
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sobremesa de orégano seco
  • 1 colher de sobremesa de manjericão seco
  • 1 pitada de noz moscada

    Modo de preparo
  1. Aqueça a manteiga em uma panela grande em fogo médio. 
  2. Assim que a manteiga derreter, adicione a cebola e o alho e deixe refogando, por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Acrescente os demais ingredientes e tampe a panela. 
  4. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhas por 30 minutos, até que os legumes fiquem bem macios.
  5. Transfira o conteúdo da panela para o liquidificador e bata até a mistura ficar homogênea.

   Observação:
  • Eu mudei poucas coisas da receita que a Bela Gil passou no programa, como por exemplo, tirei o shoyo (evito usar alimentos com soja na minha alimentação) e não usei o manjericão fresco e nem a folha de louro (apenas porque não tinha em casa quando preparei). Então se você se interessar clique aqui para ver a receita original do molho! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário