07/04/2014

Cuidados com o baixo consumo de carbos

Minha intenção com o blog é ajudar as pessoas que estão buscando emagrecer de uma maneira definitiva e com saúde, ou apenas quem está atrás de qualidade de vida! Não quero causar polêmicas, mas sei que alguns assuntos podem gerar isso! E é o caso do consumo de carboidratos (carbos).

Vale lembrar que não sou nenhuma especialista na área de saúde. Mas quando o assunto me interessa e estou vivenciando ele, gosto de me manter informada e pesquisar sobre o que estou fazendo.

Aproveito também para ressaltar que somos seres únicos e que a alimentação é algo completamente individual! O que funciona para mim, não necessariamente pode não funcionar para você!

Bom.. deixa eu dividir a minha experiência e o que aprendi com isso.
Há três semanas, conversando com algumas meninas que seguem esse estilo de vida, percebi que estávamos todas reclamando de queda excessiva de cabelo! Comecei a associar isso com o baixo consumo de carbos e decidi ir pesquisar o assunto.

Nessa época, minhas fontes de carbos na alimentação eram verduras e legumes, como saladas de folhas verdes, brócolis, couve-flor, couve manteiga, abobrinha, ou seja, nada que chegasse a 50g de carbos líquidos (descontando as fibras dos alimentos) por dia. E além da queda de cabelo, eu também estava irritada, sem disposição e ânimo, com as unhas super fracas e quebradiças e com minha menstruação super atrasada!

Acabei descobrindo que esse tipo de alimentação com consumo de carbos abaixo de 50g é realmente ótimo para queimar gordura corporal, porém é indicado apenas para pessoas obesas ou para quem apresenta algum tipo de síndrome metabólica!

Ou seja, se você tem alguns quilos a mais para eliminar e optou por uma alimentação com baixos carbos (low carb) para emagrecer, pode e deve consumir entre 50 e 100g de carbos por dia!


Dê uma olhada na curva de carbos do Primal Blueprint:

  • 50 até 100 g de carbos por dia:
    Faixa Primal para fácil e constante perda de peso: você irá minimizar a produção de insulina (hormônio que nos faz engordar) e aumentar o metabolismo de gordura.
    Consumo de muitas carnes, peixes, ovos, nozes, vegetais e poucas frutas.
    Poderá perder em média de 0,5 kg a 1 kg por semana, até atingir seu peso ideal e voltar para a faixa de manutenção Primal (100-150g) definitivamente. 

  • até 50 g de carbos por dia
    Cetose e queima de gordura acelerada: é uma faixa aceitável por alguns dias da semana, quando você quiser acelerar a perda de gordura de maneira mais rápida possível, sem comprometer sua saúde. Ideal para muitos diabéticos, mas não recomendado a longo prazo, a não ser que haja suplementação adicional. Nesta faixa você irá consumir muitas carnes, peixes, ovos, nozes e poucos vegetais. Máximo de 1 fruta por dia.
(fonte da análise dos dados da curva: A curva de carboidratos - Primal Brasil)

Atenção: principalmente para mulheres é péssimo manter esse consumo tão baixo de carbos por longos períodos, pois mexe muito com os nossos hormônios!

Sintomas que podem ocorrer com esse tipo de alimentação: fraqueza, desidratação, tonturas, irritabilidade, pedras nos rins, alterações no ciclo menstrual, queda de cabelo, unhas fracas... entre outros!

Você realmente quer emagrecer dessa forma?! Sinceramente, eu não acho necessário já que vivenciei um emagrecimento saudável no ano passado!
E sim, eu ainda tenho gordurinhas para perder, mas isso é totalmente possível consumindo na faixa de 50 a 100 g de carbos líquidos por dia. Não tenha pressa de emagrecer, seu corpo necessita de tempo para se acostumar com novos estímulos, respeite isso!

Nas últimas semanas eu aumentei o consumo de carbos na minha alimentação através de alimentos como: mandioca, mandioquinha (batata-baroa), abóbora japonesa (cabotiã), batata-doce, batata yacon, polvilho doce (fécula de mandioca), cenoura e beterraba.

O que eu já notei nessas três semanas de mudanças?!
Logo de cara minha disposição e vontade de treinar voltaram e a queda do meu cabelo diminuiu... mas esse é um problema que sempre enfrentei! Minha menstruação veio, mas saber se o meu ciclo vai se normalizar, ainda é cedo pra isso.

Ah... notei um aumento de peso na balança nesse período também! Mas é completamente normal, pois nosso corpo passa a reter mais líquidos quando aumentamos o consumo de carbos e, com algumas semanas, isso volta ao normal!

E sinceramente, peso na balança não é um assunto que quero me preocupar agora! Claro que quero continuar sendo magra, mas quero ser uma magra saudável e sem neuras! Como eu já disse aqui, minha saúde é mais importantes do que números na balança!

Se você tem dúvidas, é sempre bom consultar um especialista! Jamais siga a alimentação de alguém!

Dica!
  • Para saber a quantidade de carbos e demais macros que você está consumindo, use alguns aplicativos gratuitos que estão disponíveis. Eu, desde o ano passado, utilizo para isso o Fat Secret no meu celular ou direto no site!

PS: se vc entende mais sobre esse assunto e perceber alguma informação errada no texto ou tiver algo para acrescentar, por favor fique a vontade nos comentários! Toda ajuda é sempre bem vinda!

3 comentários :

  1. Poxa, estou enfrentando este dilema agora, estou emagrecendo, e estou bem até(já enfrentei sérios distúrbios de humor), mas tenho ficado insatisfeita com a monotonia na minha alimentação.E acho teus pratos tão atraentes...estou na paquera com lchf...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Monotonia com a alimentação não é bom... independente da linha que você segue, pode e deve abusar de legumes e verduras! Eu adoro deixar os meus pratos coloridos!
      No ano passado, eu emagreci dessa forma, mas seguindo uma reeducação alimentar low carb e low fat! E foi nesse ano que optei pelo LCHF, com o foco voltado para a saúde e, dessa forma, manter o peso que conquistei.
      Claro que adoraria emagrecer e definir meu corpo... mas não tenho pressa. Faço atividade física e mantenho uma alimentação saudável, ou seja, uma hora os resultados aparecem, né? ;)

      Excluir
  2. Alò!! Estou a uma semana fazendo lchf, evidenciei os sintomas de dor de cabeça, menstruação alterda e enfim fraqueza. Mas não me encomoda muito... O "problema" e que não perdi nem um quilinho.
    Porque será? ): apesar de tudo vou continuar, estou lendo barriga de trigo e gostando muito..

    ResponderExcluir