04/04/2014

Cuidados ao comprar o azeite de oliva extra-virgem

O azeite de oliva extra-virgem é muito aceito numa alimentação low carb & high fat, pois além dele adicionar à comida um sabor e aroma especial, apresenta ótimos benefícios à nossa saúde sendo uma das principais fonte de gorduras!

Porém precisamos ficar atentos na hora da compra! Eu sempre fico cheia de dúvidas na hora que me deparo com tantas marcas no supermercado, principalmente porque sei que tem algumas marcas que tentam enganar a gente!

A PROTESTE - Associação dos Consumidores realizou em outubro de 2013 uma pesquisa que constatou isso. Dica: eu tenho essa listinha salva no celular, sempre dou uma olhada quando não encontro a marca que costumo comprar!

Outra coisa para adquirir um bom azeite extra-virgem de preferência aos que são vendidos em garrafas escuras, prensado a frio, com acidez menor que 0,8% e com a data de fabricação recente. Todas essas informações estão disponíveis no rótulo do produto, leia sempre!

E após a compra, o azeite precisa ser guardado em local fresco e ao abrigo da luz. Outra dica é tentar usar ele apenas como finalizador de pratos na sua temperatura ambiente, pois o tipo de gordura desse azeite não aguenta temperaturas muito altas (só até 160ºC) sofrendo oxidação e perdendo assim os seus benefícios, além de ter alterações no aroma e na cor. Por isso, para cozinhar, prefira a manteiga ou o óleo de coco!

Nenhum comentário :

Postar um comentário