09/04/2014

Os maiores culpados da inflamação crônica

Essa é a parte II da série "O mito do colesterol" escrito pela nutricionista Alice Dalpicolli Rodrigues.
Caso você ainda não tenha visto, eu já publiquei a introdução e a parte I. ;)

O MITO DO COLESTEROL
por Alice Dalpicolli Rodrigues

Parte II -Os maiores culpados da inflamação crônica


Quais são os maiores culpados?

Simplesmente, são a sobrecarga de carboidratos simples altamente processados (açúcar, trigo e todos os produtos fabricados a partir deles), o excesso de consumo de gorduras trans e hidrogenadas (margarina, maionese, doces, pães, biscoitos, recheios, sorvetes) e óleos vegetais ricos em ômega-6 (canola, soja, milho, algodão, girassol). Além destes, adoçantes artificiais, frituras, álcool, refrigerantes e sucos industrializados, sal refinado, aditivos alimentares tais como corantes, conservantes, intensificadores de sabor, que estão presente na imensa maioria dos alimentos industrializados.

Várias vezes por dia, todos os dias, os alimentos que comemos criam pequenas lesões compondo em mais lesões, fazendo com que o corpo responda de forma contínua e adequada com a inflamação. Para ilustrar: enquanto saboreamos um tentador pão doce, o nosso corpo responde de forma alarmante como se um invasor estrangeiro chegasse declarando guerra. Alimentos carregados de açúcares e carboidratos simples, ou processados com gorduras trans ou óleos omega-6 para durar mais nas prateleiras se tornaram a base da nossa dieta durante seis décadas. Esses alimentos foram lentamente viciando e envenenando a todos.

Resumindo: quando consumimos carboidratos simples como o açúcar ou o trigo, a glicemia (açúcar no sangue) sobe rapidamente. Em resposta, o pâncreas segrega insulina, cuja principal finalidade é fazer com que o açúcar chegue em cada célula, onde é armazenado para energia. Se a célula estiver cheia e não precisar de glicose, o excesso é rejeitado para evitar que prejudique o trabalho. Quando suas células cheias rejeitarem a glicose extra, o açúcar no sangue sobe produzindo mais insulina, e a glicose se converte em gordura armazenada.

O açúcar no sangue é controlado em uma faixa muito estreita. Moléculas de açúcar extra grudam-se a uma variedade de proteínas, que por sua vez lesam as paredes dos vasos sanguíneos. Estas repetidas lesões às paredes dos vasos sanguíneos desencadeiam a inflamação. Ao cravar seu nível de açúcar no sangue várias vezes por dia, todo dia, é exatamente como se esfregasse uma lixa no interior dos delicados vasos sanguíneos.

Fast foods, batatas fritas e peixe frito são embebidos em óleo de soja, alimentos processados são fabricados com óleos omega-6 para alongar a vida útil. Enquanto ômega-6 é essencial – e faz parte da membrana de cada célula controlando o que entra e sai da célula – deve estar em equilíbrio correto com o ômega-3. Com o desequilíbrio provocado pelo consumo excessivo de ômega-6, a membrana celular passa a produzir substâncias químicas chamadas citocinas, que causam inflamação. Atualmente a dieta habitual tem produzido um extremo desequilíbrio dessas duas gorduras (ômega-3 e ômega-6). A relação de faixas de desequilíbrio varia de 15:1 para tão alto quanto 30:1 em favor do ômega-6. Isso é uma tremenda quantidade de citocinas que causam inflamação. Nos alimentos atuais uma proporção de 3:1 seria ideal e saudável.

Para piorar a situação, o excesso de peso que você carrega por comer esses alimentos, cria sobrecarga de gordura nas células que derramam grandes quantidades de substâncias químicas pró-inflamatórias que se somam aos ferimentos causados por ter açúcar elevado no sangue. O processo que começou com um bolo doce se transforma em um ciclo vicioso que ao longo do tempo cria a doença cardíaca, pressão arterial alta, diabetes, câncer, e, finalmente, a doença de Alzheimer, visto que o processo inflamatório continua inabalável.

Não há como escapar do fato de que quanto mais alimentos processados e preparados consumirmos, quanto mais caminharemos para a inflamação pouco a pouco a cada dia. O corpo humano não consegue processar, nem foi concebido para consumir os alimentos embalados com açúcares e embebido em óleos omega-6.

Há apenas uma resposta para acalmar a inflamação...

Nenhum comentário :

Postar um comentário