23/04/2014

Leia sempre o rótulo dos alimentos!

Eu sigo uma alimentação Paleo desde o começo do ano e sei que comida saudável é comida de verdade que não precisa de embalagens e rótulos. Mas na correria do dia a dia é quase impossível evitar todos os produtos industrializados.

É claro que priorizo o consumo de alimentos naturais. E isso é desde o meu processo de emagrecimento com a reeducação alimentar: verduras e legumes sempre ocuparam a maior parte das minhas refeições. O que mudou um pouco nesse ano foi que passei a evitar produtos como: pão de forma, barrinhas de cereais, biscoitinhos zero açúcar, mix de cereais, adoçantes, queijos processados....

Até minha ida no supermercado acabou mudando um pouco, quase não ando pelos corredores centrais... Alguns itens que eu ainda compro industrializados: azeite, vinagre, manteiga, leite de coco, creme de leite, cacau, entre outros. 

E para escolher o que vou colocar no meu carrinho, eu leio sempre o rótulo! Antes dava mais importância para a tabela nutricional, hoje em dia foco mais na lista de ingredientes e procuro comprar os industrializados menos nocivos e mais próximos aos naturais. Essa minha preocupação vai muito além de ser magra... é uma questão de saúde!

Para saber o que você realmente está comprando, separei algumas dicas de leitura de rótulo:

  • De preferência aos produtos que possuem no máximo 5 ingredientes.

  • Esses ingredientes tem que ser simples e conhecidos, ou seja, coisas que você facilmente poderia encontrar em alguma cozinha e, não em uma fábrica!

  • Evite comprar caso algum ingrediente listado for um nome estranho e praticamente impronunciável! Provavelmente esse ingrediente será irreconhecível pelo seu organismo também.

  • Não acredite em propagandas que falam que o produto é super benéfico para você! Lembre-se a preocupação do fabricante não é a sua saúde! É o lucro da venda do produto dele.

  • Os ingredientes são sempre listados em ordem decrescente, ou seja, do item que tem mais quantidade para o que tem menos no produto!

  • Cuidado com os truques de variações de nomes empregados pela indústria! Por exemplo, o açúcar também é xarope de glicose, frutose, sacarose, maltodextrina, dextrina, açúcar invertido, lactose, dextrose... tenha atenção dobrada na hora de comprar produtos rotulados como "zero açúcar".

  • Outro zero que pode confundir é o "zero gordura trans", que pode se referir apenas a porção indicada, então verifique na lista e se aparecer gordura vegetal hidrogenada nos ingredientes evite!

  • Não se engane com produtos industrializados enriquecidos com vitaminas e minerais. Prefira consumir esses itens de alimentos mais naturais.

  • Tenha cuidado com o consumo de aditivos alimentares, cuja a função não está relacionada com a nutrição. Itens como conservadores, estabilizantes, aromatizantes, acidulantes, entre muitos outros, só servem para modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais do produto!

  • Não consuma nada do que a sua bisavó não reconheceria como comida! Pense nisso na hora que estiver passeando pelos corredores do mercado.

Com esse hábito de ler os rótulos, já deixei de comprar e consumir muita porcaria! Penso demais antes de comer alguma coisa que tem pelo menos um item que poderá me fazer mal. Mas não sou de ferro e tenho vontades, então se opto por comer, faço isso de maneira consciente!

Ah, as datas de fabricação e validade também são muito importantes, mais um item para você ficar atento!

2 comentários :

  1. Oi Lali, tudo bem? Te acompanho aqui e no insta (@priscilalopessilva) e fico muito feliz em ver que tem gente "como eu". Desde que comecei a fazer reeducação, há dois anos, e deixar mais de 30kg pra trás eu passei a ser foco de "mas, nossa, você come isso?" depois que tirei o glúten virei quase um ET e desde o ano passado que encarei a LCHF com vontade, aí o povo achou que eu tinha enlouquecido. Afinal, pra quem usava 3 gotas de azeite, depois passava papel, passar a tomar café com manteiga é quase insanidade. Como moro sozinha, é mais fácil viver sem ser julgada. Te julgam pq vc está acima do peso (eu tive problema no fígado, se não, jamais emagreceria), te julgam pq vc emagrece, ai te julgam pq vc nao come mais "pão". Complicado, né? rs Esses dias, no mercado, comentei com uma amiga "meninas, acredita que nenhum desses molhos de tomate, nem o extrato, é sem açúcar?" e já senti aquela olhada "ET" rs. A sorte que existem pessoas como você, que estão em busca de uma vida saudável. Obrigada por dividir suas ideias, receitas e afins, pode ter certeza que tem muita gente "se apaixonando" por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!!
      Muito obrigada pelo carinho expresso na msg!!
      Eu entendo completamente o que você passa, pois muitas vezes me sinto esse "ET"! Sou de carne e osso, e acredito que como a gente, tem muitas outras pessoas na mesma situação! E essa troca de experiências para mim é ótima!!
      Aprendi a não me importar com isso, e segui aquilo que acredito ser melhor pra mim! Fiquei quase um ano reservada no IG sem dividir com nenhum conhecido o que estava seguindo!
      Hoje me sinto mais segura, e com a certeza que escolhi o caminho certo... nunca estive tão bem comigo como atualmente!
      E a minha vontade é de sair por ai ajudando todo mundo, pois a minha transformação foi além do peso... é uma coisa maravilhosa! Mas infelizmente não é todo mundo que aceita ajuda e que demonstra interesse nesse assunto!
      Fique sempre a vontade por aqui ou no IG para comentar, criticar, corrigir, desabafar.. adoro isso!
      Beijos!

      Excluir