09/04/2014

O colesterol não é a causa de doenças cardíacas

Esse é o segundo texto da série "O mito do colesterol" escrito pela nutricionista Alice Dalpicolli Rodrigues. Caso você chegou agora, clique aqui para ler a introdução. ;)

O MITO DO COLESTEROL
por Alice Dalpicolli Rodrigues

Parte I - O colesterol não é causa de doenças cardíacas


Abaixo esta transcrita uma carta de 01/06/2011, do renomado cirurgião cardíaco Dr. Lundell Dwight, com experiência de 25 anos, tendo realizado mais de 5.000 cirurgias de coração:

"Colesterol não é a causa de doenças cardíacas"
A terapia ainda aceita atualmente para controlar e reduzir a ocorrência de doenças cardiovasculares é a prescrição de medicamentos para baixar o colesterol e uma severa dieta restringindo a ingestão de gorduras. Qualquer recomendação diferente é considerada uma heresia e pode possivelmente resultar em erros médicos. Pois bem, ela não está funcionando!

Estas recomendações não são cientificamente ou moralmente defensáveis. A descoberta há alguns anos que a INFLAMAÇÃO na parede da artéria É A VERDADEIRA CAUSA DA DOENÇA CARDÍACA é lenta, levando a uma mudança de paradigma na forma como as doenças cardíacas e outras enfermidades crônicas serão tratadas.

As recomendações dietéticas estabelecidas há muito tempo ter criado uma epidemia de obesidade e diabetes, cujas consequências tem sido desastrosas e apequenam qualquer praga histórica em termos de mortalidade, do sofrimento humano e de consequências econômicas. Apesar do fato de que 25% da população tomar caros medicamentos à base de estatina e, apesar do fato de termos reduzido o teor de gordura de nossa dieta, mais pessoas vão morrer este ano de doença cardíaca do que nunca.

Estatísticas do American Heart Association mostram que 75 milhões dos americanos atualmente sofrem de doenças cardíacas, 20 milhões têm diabetes e 57 milhões têm pré-diabetes. Esses transtornos estão afetando pessoas cada vez mais jovens em maior número a cada ano.

SEM A PRESENÇA DE INFLAMAÇÃO NO CORPO, NÃO HÁ NENHUMA MANEIRA QUE FAÇA COM QUE O COLESTEROL SE ACUMULE NAS PAREDES DOS VASOS SANGUÍNEOS E CAUSE DOENÇAS CARDÍACAS E DERRAMES. SEM A INFLAMAÇÃO, O COLESTEROL SE MOVIMENTA LIVREMENTE POR TODO O CORPO COMO A NATUREZA DETERMINA. É A INFLAMAÇÃO QUE FAZ O COLESTEROL FICAR PRESO.

A inflamação não é complicada – é simplesmente a defesa natural do corpo a um invasor estrangeiro, tais como toxinas, bactéria ou vírus. O ciclo de inflamação é perfeito na forma como ela protege o corpo contra esses invasores virais e bacterianos. No entanto, se cronicamente expor o corpo à lesão por toxinas ou alimentos no corpo humano, para os quais não foi projetado para processar, uma condição chamada inflamação crônica ocorre. A inflamação crônica é tão prejudicial quanto a inflamação aguda é benéfica.

Que pessoa ponderada voluntariamente exporia repetidamente a alimentos ou outras substâncias conhecidas por causarem danos ao corpo? Bem, talvez os fumantes, mas pelo menos eles fizeram essa escolha conscientemente. O resto de nós simplesmente seguia a dieta recomendada correntemente, baixa em gordura e rica em gorduras poli-insaturadas e carboidratos, não sabendo que estavam causando prejuízo repetido para os nossos vasos sanguíneos. Esta lesão repetida cria uma inflamação crônica que leva à doença cardíaca, diabetes, ataque cardíaco e obesidade.

REPETINDO: A LESÃO E INFLAMAÇÃO CRÔNICA EM NOSSOS VASOS SANGUÍNEOS É CAUSADA PELA DIETA DE BAIXO TEOR DE GORDURA RECOMENDADA POR ANOS PELA MEDICINA CONVENCIONAL.

Quais são os maiores culpados da inflamação crônica?

Nenhum comentário :

Postar um comentário