04/04/2014

Muito além de um número na balança!

SOU MUITO MAIS DO QUE UM NÚMERO NA BALANÇA, UM PERCENTUAL DE GORDURA OU O MANEQUIM DE UMA ROUPA!

Minha saúde vale muito mais do que tudo isso acima!

Essa semana eu fiz um novo exame de bioimpedância após dois meses do anterior. Na hora que vi os resultados fiquei bem chateada pois ganhei um pouco de gordura e acabei perdendo um pouco de massa magra! Na mesma hora busquei desabafei com o namorado, busquei apoio com algumas amigas... cheguei até a pensar em desistir desse tipo de alimentação!

Mas antes de tomar qualquer decisão, pensei e refleti muito! Fiz isso durante a semana toda... e lembrei de uma coisa importante e fundamental: eu adotei esse estilo de vida buscando uma vida saudável e não um corpo sarado de modelo fitness! Eu não tenho necessidade disso... o meu maior compromisso é estar bem comigo mesma e cuidar com carinho do meu corpo!

Eu acabei perdendo um pouco o meu foco no meio do caminho... afinal eu decidi cortar o trigo, o açúcar, evitar alimentos industrializado não para emagrecer e sim preocupada com os malefícios que eles geram no nosso corpo.

Mesmo assim estaria mentindo para vocês se disser que não tenho medo de engordar de novo... sim eu tenho! Mas espera, eu adotei um estilo saudável, eu como comida de verdade, pratico atividades físicas... ou seja hoje eu sou uma Larissa completamente diferente daquela Larissa que era gordinha! Então acredito que não tenho que me preocupar tanto assim... Sei que falar é fácil... mas estou muito afim de deixar essas neuras de lado e passar a respeitar mais meu corpo!

Além do que, tudo é novidade para meu corpo... nunca fui de comer gorduras boas.. minha vida toda eu mantive uma dieta low fat, tanto que o começo dessa alimentação foi uma tortura pra mim!
Até duas semanas atrás eu quase não estava comendo carboidratos, tanto que sofri com queda de cabelo excessiva, unhas fracas, falta de diposição nos treinos, alterações no ciclo menstrual... ou seja, eu ainda estou em fase de adaptação, pois tem detalhes que precisam ser ajustados.

Então eu vou continuar nesse estilo de vida, vou continuar comendo comida de verdade e manter uma linha low carb & high fat porque isso me faz bem e é o melhor que faço pela minha saúde!




2 comentários :

  1. De acordo com o que voce disse "Até duas semanas atrás eu quase não estava comendo carboidratos, tanto que sofri com queda de cabelo excessiva, unhas fracas, falta de diposição nos treinos, alterações no ciclo menstrual..." você aumentou a quantidade de carboidratos da sua alimentaçao? Em que quantidade? O que vc sentiu com isso? Obrigada, bjo

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta!
    Eu estava consumindo bem menos de 50g de carboidratos líquidos (sem fibras) por dia!
    Preocupada com esses sintomas, conversei com algumas meninas que também estavam com esses sintomas... e assim associei ao baixo consumo de carboidratos na minha alimentação. E realmente, esse consumo abaixo de 50g pode afetar muita coisa no nosso organismo.
    Resolvi então aumentar o consumo de carboidratos e tentar ficar entre 50/100g por dia divido nas minhas três refeições. Então estou comendo: batata-doce, mandioca, mandioquinha, abóbora, cabotiã, polvilho doce, batata yacom...

    E nesse pouco tempo, já notei que minha queda de cabelo diminuiu e a disposição para treinar já voltou!
    Ah, também notei um aumento no meu peso na balança e, isso é normal de acontecer... o corpo precisa de um tempo para se adaptar, ok?

    PS: só lembrando que alimentação é algo bem individual!
    Tem pessoas que se adaptam muito bem a esse baixo consumo, mas na maioria do caso ele só é indicado para quem tem muito peso para perder ou para quem apresenta algumas síndromes metabólicas!
    Caso você não tenha nenhum problema, não tem necessidade de se manter com tão poucos carbos, já que o consumo até 100g por dia também é indicado para quem quer queimar gordura e emagrecer!

    Espero ter ajudado!!!
    Em breve vou postar um texto sobre isso que já escrevi no Instagram!

    ResponderExcluir